A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
Em 2024 foram registradas duas mortes e 114 acidentes nestes locais, envolvendo ciclistas e pedestres nas áreas de circulação de ônibus
A Prefeitura de Curitiba faz um alerta para o crescimento dos casos de conduta perigosa de pedestres e ciclistas nas canaletas e demais áreas de circulação de ônibus da cidade. Levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, no ano passado, foram registrados 114 acidentes nestes locais, envolvendo ciclistas e pedestres, com um saldo 104 feridos e duas mortes. O volume é 21% superior ao de 2023, quando foram 94 acidentes, com 85 feridos e três mortes.
Os principais motivos de acidentes nesses espaços são a desatenção, causada principalmente pelo uso do celular ou fones de ouvido; atravessar a rua fora do local apropriado; e ações proibidas: caminhar, correr ou pedalar na canaleta e pegar “rabeira” nos veículos.
De 1 de janeiro a 10 de fevereiro deste ano, já foram dez acidentes, contra seis no mesmo período do ano passado. Do total de 114 ocorrências no ano passado, mais da metade foram nas canaletas, com 70 acidentes.
“Existe uma falsa ideia de que a canaleta é mais segura, o que faz com que as pessoas prefiram pedalar ou correr nesses espaços, mas isso não é verdade. O impacto de um ônibus expresso ou um biarticulado é brutal, mesmo em velocidade baixa. Nós controlamos a velocidade dos expressos a 30 km por hora nas saídas e terminais em frente às escolas, porém, ao longo da canaleta eles podem chegar até 50 km por hora. Então, as pessoas precisam evitar andar, caminhar ou se exercitar nas canaletas”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
“É necessário prestar atenção, buscar um local seguro para a travessia nos cruzamentos, de preferência na faixa de pedestres e no semáforo. Também é importante evitar distrações, como celular e fones de ouvido. Por vezes, a pessoa pode pensar que o ônibus está parado na estação, atravessar e ser atingida por outro veículo em ultrapassagem”, alerta o superintendente de trânsito, Bruno Pessuti.
Canaletas exclusivas
As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade. No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas são exclusivas para os ônibus. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias. Ou seja, caminhar, pedalar ou praticar esportes nas canaletas é proibido e bastante perigoso.
“É necessário prestar atenção, buscar um local seguro para a travessia nos cruzamentos, de preferência na faixa de pedestres e no semáforo. Também é importante evitar distrações, como celular e fones de ouvido. Por vezes, a pessoa pode pensar que o ônibus está parado na estação, atravessar e ser atingida por outro veículo em ultrapassagem”, alerta o superintendente de trânsito, Bruno Pessuti.
Há ainda a conduta perigosa de pegar “rabeira” nos ônibus, como alguns ciclistas fazem. As fotos na canaleta também são outro perigo. No outono, por exemplo, muita gente vai para a Rua a Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, para fazer registros das árvores avermelhadas, que são uma atração da capital. Só que algumas pessoas se deitam no asfalto do corredor dos biarticulados para fazer selfies.
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...