Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 4 de fevereiro de 2025

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu o prefeito Eduardo Pimentel para a abertura das sessões plenárias de 2025, na manhã desta segunda-feira (3). Durante o pronunciamento, o chefe do Poder Executivo da capital pediu o apoio dos vereadores para a criação do vale-creche, benefício às crianças de 0 a 3 anos de idade cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

Hoje eu protocolo o primeiro projeto de lei aqui na Câmara Municipal, que também é mais um compromisso cumprido de campanha, que é o vale-creche, que nós vamos votar e eu peço o apoio de todos os vereadores e vereadoras”, anunciou Pimentel. Ainda na área da Educação, o prefeito Eduardo Pimentel falou dos indicadores da rede pública de ensino e da valorização dos professores.

“Eu tenho um compromisso com o servidor e vou cumprir, […] saindo daqui eu farei uma reunião com profissionais da Educação. A nossa gestão vai trabalhar muito para buscar o primeiro lugar do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] entre as capitais e valorizar os professores, que é quem ensina um ensino inocente e de qualidade para todas as nossas crianças”, prosseguiu.

Além do vale-creche, o prefeito lembrou que outros debates importantes passarão pela Câmara de Curitiba no ano de 2025, como a revisão do Plano Diretor e a nova concessão do transporte coletivo. Segundo ele, os debates envolverão tanto os vereadores quanto a sociedade. Para Pimentel, a nova licitação do transporte pública traz como oportunidade à cidade “um grande salto de mobilidade e de gestão pública”.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu o prefeito Eduardo Pimentel para a abertura das sessões plenárias de 2025, na manhã desta segunda-feira (3). Durante o pronunciamento, o chefe do Poder Executivo da capital pediu o apoio dos vereadores para a criação do vale-creche, benefício às crianças de 0 a 3 anos de idade cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

Hoje eu protocolo o primeiro projeto de lei aqui na Câmara Municipal, que também é mais um compromisso cumprido de campanha, que é o vale-creche, que nós vamos votar e eu peço o apoio de todos os vereadores e vereadoras”, anunciou Pimentel. Ainda na área da Educação, o prefeito Eduardo Pimentel falou dos indicadores da rede pública de ensino e da valorização dos professores.

“Eu tenho um compromisso com o servidor e vou cumprir, […] saindo daqui eu farei uma reunião com profissionais da Educação. A nossa gestão vai trabalhar muito para buscar o primeiro lugar do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] entre as capitais e valorizar os professores, que é quem ensina um ensino inocente e de qualidade para todas as nossas crianças”, prosseguiu.

Além do vale-creche, o prefeito lembrou que outros debates importantes passarão pela Câmara de Curitiba no ano de 2025, como a revisão do Plano Diretor e a nova concessão do transporte coletivo. Segundo ele, os debates envolverão tanto os vereadores quanto a sociedade. Para Pimentel, a nova licitação do transporte pública traz como oportunidade à cidade “um grande salto de mobilidade e de gestão pública”.

Reafirmo a alegria de comandar a cidade que tem pela primeira vez na história a maior bancada feminina aqui na Câmara Municipal. Parabéns pelo trabalho de representatividade”, saudou Pimentel, sobre o recorde de 12 vereadoras. Ele lembrou que a Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), comandada por Marli Teixeira Leite, é uma das quatro novas pastas da gestão, segundo a lei aprovada pela Câmara no fim da última legislatura, “que era um compromisso do período eleitoral”.

A Prefeitura de Curitiba, garantiu Pimentel, respeitará a autonomia da Câmara Municipal. “Reafirmo, concluindo a minha fala, total respeito, diálogo e lealdade com a Câmara Municipal. A independência entre os poderes será respeitada. Eu quero uma base forte, que vai ter uma Prefeitura ao lado de vocês.”

Eu quero um respeito, um diálogo total com os vereadores independentes e da oposição, [eu quero] que o nosso trabalho seja de respeito mútuo, de diálogo e de parceria. Porque nós temos uma responsabilidade muito grande, trabalhar para o que fomos eleitos, a favor da cidade de Curitiba”, complementou o prefeito da cidade de Curitiba.

Veja Também

Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba

O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...