A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (26/2), no Terminal Boqueirão, mais 42 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. É a segunda grande entrega de novos ônibus em 20 dias. No dia 5 de fevereiro, Eduardo entregou outros 60 ônibus no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.
Com a ação desta quarta-feira, 100% da frota de Curitiba passa a ter acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Vamos entregar mais 60 veículos até o fim do de março, o mês de aniversário da cidade. São ônibus acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, com comunicação em áudio para as que têm deficiência auditiva e também com comunicação em braile para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão”, disse Eduardo Pimentel.
Para o combate à criminalidade e ao assédio dentro do transporte, todos os novos ônibus são equipados com câmeras interligadas à Muralha Digital, o cerco de monitoramento da segurança pública de Curitiba.
“Eles também têm entradas USB para os carregadores de celular, uma ação muito importante. Hoje todo mundo anda com o celular, com o carregador do bolso, e no transporte coletivo de Curitiba você pode carregar o aparelho caso queira usá-lo”, completou o prefeito.
Dos ônibus apresentados nesta quarta-feira, 28 são do tipo padron e 14 são articulados. Eles vão circular em toda a cidade, mas principalmente na região do Boqueirão, em linhas como 545-Trabalhador, 629-Alto Boqueirão, 507-Ligeirinho S.Cercado (horário e anti-horário) e 506-Bairro Novo.
Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus que devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre. Com esse pacote de aquisições, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus.
O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. Desde o início do ano, esta é a quarta ação anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto e visitar a família no domingo. Entregamos 60 novos ônibus dia 5 e na sexta passada apresentamos o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...