Curitiba junto com o programa Conexão Cidadã, para promover inclusão social O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao...

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (26/2), no Terminal Boqueirão, mais 42 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. É a segunda grande entrega de novos ônibus em 20 dias. No dia 5 de fevereiro, Eduardo entregou outros 60 ônibus no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.
Com a ação desta quarta-feira, 100% da frota de Curitiba passa a ter acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Vamos entregar mais 60 veículos até o fim do de março, o mês de aniversário da cidade. São ônibus acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, com comunicação em áudio para as que têm deficiência auditiva e também com comunicação em braile para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão”, disse Eduardo Pimentel.
Para o combate à criminalidade e ao assédio dentro do transporte, todos os novos ônibus são equipados com câmeras interligadas à Muralha Digital, o cerco de monitoramento da segurança pública de Curitiba.
“Eles também têm entradas USB para os carregadores de celular, uma ação muito importante. Hoje todo mundo anda com o celular, com o carregador do bolso, e no transporte coletivo de Curitiba você pode carregar o aparelho caso queira usá-lo”, completou o prefeito.
Dos ônibus apresentados nesta quarta-feira, 28 são do tipo padron e 14 são articulados. Eles vão circular em toda a cidade, mas principalmente na região do Boqueirão, em linhas como 545-Trabalhador, 629-Alto Boqueirão, 507-Ligeirinho S.Cercado (horário e anti-horário) e 506-Bairro Novo.
Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus que devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre. Com esse pacote de aquisições, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus.
O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. Desde o início do ano, esta é a quarta ação anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto e visitar a família no domingo. Entregamos 60 novos ônibus dia 5 e na sexta passada apresentamos o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”
Veja Também
Ministério Público Eleitoral pede a cassação de Eduardo Pimentel e Paulo Martins
Se prosperar o parecer da promotoria do Ministério Público Eleitoral, poderá haver um terceiro turno em Curitiba O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da chapa do prefeito Eduardo Pimentel e do vice...
Abraji oferece bolsa para jornalistas que atuam em desertos de notícias
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – A Abraji, em parceria com a I’Max, plataforma de mailing de imprensa e disparo de releases no Brasil, abriu inscrições para bolsas integrais. As vagas são destinadas a...