Ato solene vai diplomar os cinco primeiros colocados e distribuir três menções honrosas; escritório de Curitiba conquistou o primeiro lugar por unanimidade. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza, nesta sexta-feira (26), às 14h, a cerimônia oficial...
O Memorial da Liberdade, na Ruas Mateus Leme ao lado Colégio Professor Ernani Vidal, no bairro São Lourenço, retrata obra da artista Plástica Ida Hannemann de Campos. A inauguração do novo memorial foi feita nesta quarta-feira (18/12) pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
O Jardinete Manoel Scliar foi recuperado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a prefeitura de Curitiba investiu R$ 651,7 mil na implantação do Memorial da Liberdade, que ganhou um painel e novo paisagismo com flores, tagetes amarelas, begônias bronze com flores vermelhas e fuchsias.
“Aqui no bairro São Lourenço inauguramos esse memorial para a liberdade de pensar e de criar, homenageando uma artista que criou toda sua obra baseada na liberdade de criar”, disse o prefeito Rafael Greca.
O Memorial da Liberdade conta com dois painéis de medidas de 6 metros de comprimento por 4,3 metros de altura feitos de cerâmicas. As obras são de autoria da renomada artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos (16 de junho de 1922 – 3 de março de 2019). As cerâmicas foram aplicadas pelo artista Rômulo Lass.
A obra transmite o horizonte da liberdade, retratando símbolos do Paraná e de Curitiba, como gralhas, pinhões, araucárias e a Serra do Mar.
“O tempo está se cumprindo e estou cada vez mais comprometido com meu amor por Curitiba. Estou feliz com os êxitos que conquistamos e pela eleição do Eduardo Pimentel. Com imensa alegria vemos a recuperação da cidade. Curitiba cada vez mais para o alto. Viva Curitiba”, definiu o prefeito Rafael Greca.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que a cidade tem cerca de 1.240 espaços de convivência como praças e jardinetes. “Somos uma cidade acolhedora e bem-cuidada. Esse Memorial da Liberdade ficou lindo e retratou bem a arte da Ida Hannemann de Campos. Viva a liberdade”, disse Marilza.
A filha da artista, Heloisa Campos, também participou do evento. “É muito gratificante ver a arte da minha mãe assim exposta em um espaço público. Minha mãe foi pioneira e o Memorial está localizado perto de onde ela transitava, como os bairros Pilarzinho, São Lourenço e Ahú”, disse Heloisa.
Artista renomada
Ida Hannemann de Campos foi uma das artistas mais representativas na história da arte paranaense e brasileira, mantendo uma intensa produção até o momento de seu falecimento, em 2019.
Além de pintora, foi ceramista, tapeceira e poeta. Encontrava inspiração nos pequenos acontecimentos do cotidiano ou em seus livros favoritos. Participou de 32 salões oficiais de arte e foi a primeira artista plástica a realizar uma exposição individual em Curitiba.
Presenças
Também participaram da inauguração do Memorial da Liberdade, os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi e familiares da artista plástica Ida Hannemann de Campos.
Veja Também
BRDE lança academia corporativa para fortalecer inovação e gestão do conhecimento
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, a Academia BRDE de Inovação e Desenvolvimento (ABID), iniciativa de educação corporativa criada para fortalecer a formação dos profissionais do...
Casa Hoffmann tem aula gratuita de dança K-pop; não é preciso saber dançar
Oficina será comandada pelo professor e influencer digital Heron Hayashi, no domingo (28/6), das 10h às 12h A cultura coreana também tem muita dança no pé e os curitibanos vão poder aprender alguns passos. Neste...