Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 1 de fevereiro de 2025

O parlamentar foi eleito em primeiro turno, com 444 votos, e obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, portanto, não houve um segundo turno.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, Republicanos, Cidadania, Podemos, Avante, Solidariedade, PSD, PSDB, PSB, MDB, PDT, PRD, PT, PCdoB, PV, PP e União.

Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, Motta fez uma defesa da democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”.

Segundo Motta, o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. “Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.

“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.

Transparência nos gastos
Hugo Motta afirmou que a aprovação das emendas impositivas foi um encontro do Parlamento com a origem do projeto constitucional. O presidente buscou reafirmar a independência do Legislativo.

“A crise exigia uma nova postura, o fim das relações incestuosas entre Executivo e Legislativo, e afirmação e independência como resposta para ambos Poderes para que os Poderes pudessem atravessar a maior crise. Qual foi o guia? A Constituição”, declarou.

O presidente defendeu mais transparência no gasto público. Ele sugeriu uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário para acompanhar em tempo real as despesas de todos os Poderes. “Transparência total a todos”, afirmou.

Hugo Motta também afirmou que é preciso garantir a estabilidade econômica e que não há nada pior que a inflação. Para Motta, a estabilidade é resultado de medidas de responsabilidade fiscal. “Não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico”, disse.

NOVA DIRETORIA DA CÂMARA FEDERAL

Após a eleição do deputado Hugo Motta para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa:

– 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco;
– 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
– 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
– 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
– 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
– 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco

Para a suplência foram eleitos
– 1º suplente, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), 395 votos;
– 2º suplente, Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
– 3º suplente, Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos; e
– 4º suplente, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).

Reportagem – Tiago Miranda

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja Também

Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba

O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...