A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
O parlamentar foi eleito em primeiro turno, com 444 votos, e obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, portanto, não houve um segundo turno.
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.
Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, Republicanos, Cidadania, Podemos, Avante, Solidariedade, PSD, PSDB, PSB, MDB, PDT, PRD, PT, PCdoB, PV, PP e União.
Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, Motta fez uma defesa da democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”.
Segundo Motta, o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. “Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.
“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.
Transparência nos gastos
Hugo Motta afirmou que a aprovação das emendas impositivas foi um encontro do Parlamento com a origem do projeto constitucional. O presidente buscou reafirmar a independência do Legislativo.
“A crise exigia uma nova postura, o fim das relações incestuosas entre Executivo e Legislativo, e afirmação e independência como resposta para ambos Poderes para que os Poderes pudessem atravessar a maior crise. Qual foi o guia? A Constituição”, declarou.
O presidente defendeu mais transparência no gasto público. Ele sugeriu uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário para acompanhar em tempo real as despesas de todos os Poderes. “Transparência total a todos”, afirmou.
Hugo Motta também afirmou que é preciso garantir a estabilidade econômica e que não há nada pior que a inflação. Para Motta, a estabilidade é resultado de medidas de responsabilidade fiscal. “Não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico”, disse.
NOVA DIRETORIA DA CÂMARA FEDERAL
Após a eleição do deputado Hugo Motta para presidente da Câmara dos Deputados, foram eleitos os demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa:
– 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco;
– 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
– 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
– 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
– 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
– 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco
Para a suplência foram eleitos
– 1º suplente, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), 395 votos;
– 2º suplente, Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
– 3º suplente, Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos; e
– 4º suplente, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
Reportagem – Tiago Miranda
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...