A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
O navio de cruzeiro Vasco da Gama, da operadora Nicko Cruises, atracou nesta terça-feira (18) no Porto de Paranaguá trazendo 708 cruzeiristas e 500 tripulantes. Com 219 metros de comprimento e 31 metros de largura, navega sob bandeira portuguesa. A embarcação partiu da Alemanha e iniciou seu roteiro pela América Latina no dia 12 de fevereiro, em Punta del Este, no Uruguai. Ele permanecerá no porto até a noite desta quarta-feira (19).
“O Porto de Paranaguá segue recebendo navios de cruzeiro e fornecendo toda a segurança e agilidade na atracação e no atendimento ao público no cais”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Os passageiros podem desembarcar para passeios e retornar ao navio. É o caso do alemão Philip Duckwitz, que desce no Porto de Paranaguá pela primeira vez e está ansioso pelo passeio de trem, que sai de Curitiba e segue até Morretes. “Estou empolgado para ver a natureza e fazer o passeio de trem”, afirmou Duckwitz.
Utah Egle Lucie aproveitou o primeiro ano de aposentadoria para fugir do frio alemão e conhecer a América Latina. “Até agora, a viagem tem sido linda. Minha expectativa hoje é ver o trem e, claro, a bela paisagem. Vamos caminhar em Antonina, e estou muito animada para conhecer a cidade e os hábitos locais”.
No Brasil, além de Paranaguá, o Vasco da Gama já fez escalas em Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Do litoral paranaense, seguirá para Santos, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro, Búzios, Vitória, Ilhéus, Salvador, Recife e Fortaleza, de onde retornará à Europa.
O próximo navio de cruzeiro previsto para atracar no Porto de Paranaguá será o Scenic Eclipse, em março deste ano.
Conforme o registro da Embratur, o número de estrangeiros que chegaram ao Porto de Paranaguá cresceu 60% em 2024 em comparação com o ano anterior. A Embratur registra a entrada de estrangeiros por via marítima, aérea e terrestre. De acordo com os dados, somente pelo mar foram 9.562 estrangeiros que entraram no Paraná em 2024 – em 2023 foram 5.969.
O Paraná está se consolidando na recepção de turistas estrangeiros por meio de navios de cruzeiros. Isso se deve, principalmente, a uma vontade política do governador de que nosso Porto de Paranaguá seja esse portão de entrada. Os passageiros chegam ao nosso litoral com uma gama de atividades e passeios e lugares com paisagens únicas para conhecer, como a Ilha do Mel.
TEMPORADA DE CRUZEIROS – Além do Vasco da Gama, o Porto de Paranaguá já recebeu, nesta segunda temporada de cruzeiros, iniciada em dezembro, o MSC Armonia. Em oito atracações, 19.261 pessoas passaram pelo litoral paranaense.
Ao todo, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio local, visitaram atrativos turísticos e realizaram diversos passeios, impulsionando também o trabalho de agentes de turismo da região.
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná e da Secretaria do Turismo, segue negociando novas rotas com operadoras de cruzeiros para fortalecer as próximas temporadas no Litoral do Estado.
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...