Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 23 de setembro de 2022

Menton, na França

Marcando o fim da porção leste da Riviera Francesa, perto da fronteira com a Itália, encontramos Menton, também conhecida como “a Pérola da França”. Ela é reconhecida por sua beleza e por uma média de 316 dias ensolarados ou parcialmente ensolarados ao ano.

O clima quente permite que Menton seja o lugar ideal para produção de cítricos, principalmente limões, que levaram à criação da Fête du Citron (Festa do Limão, em tradução livre) ou Menton Lemon Festival. Esse evento anual dura 17 dias em fevereiro e tem como atração carros alegóricos e esculturas feitas com limões e laranjas. Mais de 200 mil visitantes ficam maravilhados todo ano com as cerca de 150 toneladas de fruta usadas no festival.

Menton (Mentan em mentonasco, Mentone em italiano) é uma localidade francesa situada no departamento dos Alpes Marítimos, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Está situada quase na fronteira italiana, a meio caminho entre a cidade italiana de Ventimiglia e o Principado do Mónaco.

Graças à sua estratégica localização, Menton e seus arredores foram cobiçados por muitos poderosos ao longo dos séculos. Os príncipes de Mônaco, Napoleão III, forças nazistas alemãs, o Reino da Sardenha e muitos outros tomaram o controle dessa joia da Côte d’Azur.

Atualmente, Menton tem alguma coisa para todo tipo de gosto: lindos jardins, arquitetura local, praias, cafés, vida noturna e, é claro, amantes de limão. Se a vida te oferecer limões, faça uma limonada francesa ou uma caipirinha brasileira. O vá visitar Menton, é tão válido quanto.

Veja Também