Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 19 de dezembro de 2024

O Memorial da Liberdade, na Ruas Mateus Leme ao lado Colégio Professor Ernani Vidal, no bairro São Lourenço, retrata obra da artista Plástica Ida Hannemann de Campos. A inauguração do novo memorial foi feita nesta quarta-feira (18/12) pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

O Jardinete Manoel Scliar foi recuperado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a prefeitura de Curitiba investiu R$ 651,7 mil na implantação do Memorial da Liberdade, que ganhou um painel e novo paisagismo com flores, tagetes amarelas, begônias bronze com flores vermelhas e fuchsias. 

“Aqui no bairro São Lourenço inauguramos esse memorial para a liberdade de pensar e de criar, homenageando uma artista que criou toda sua obra baseada na liberdade de criar”, disse o prefeito Rafael Greca.

O Memorial da Liberdade conta com dois painéis de medidas de 6 metros de comprimento por 4,3 metros de altura feitos de cerâmicas. As obras são de autoria da renomada artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos (16 de junho de 1922 – 3 de março de 2019). As cerâmicas foram aplicadas pelo artista Rômulo Lass. 

A obra transmite o horizonte da liberdade, retratando símbolos do Paraná e de Curitiba, como gralhas, pinhões, araucárias e a Serra do Mar.

“O tempo está se cumprindo e estou cada vez mais comprometido com meu amor por Curitiba. Estou feliz com os êxitos que conquistamos e pela eleição do Eduardo Pimentel. Com imensa alegria vemos a recuperação da cidade. Curitiba cada vez mais para o alto. Viva Curitiba”, definiu o prefeito Rafael Greca.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que a cidade tem cerca de 1.240 espaços de convivência como praças e jardinetes. “Somos uma cidade acolhedora e bem-cuidada. Esse Memorial da Liberdade ficou lindo e retratou bem a arte da Ida Hannemann de Campos. Viva a liberdade”, disse Marilza.

A filha da artista, Heloisa Campos, também participou do evento. “É muito gratificante ver a arte da minha mãe assim exposta em um espaço público. Minha mãe foi pioneira e o Memorial está localizado perto de onde ela transitava, como os bairros Pilarzinho, São Lourenço e Ahú”, disse Heloisa. 

Artista renomada 

Ida Hannemann de Campos foi uma das artistas mais representativas na história da arte paranaense e brasileira, mantendo uma intensa produção até o momento de seu falecimento, em 2019.

Além de pintora, foi ceramista, tapeceira e poeta. Encontrava inspiração nos pequenos acontecimentos do cotidiano ou em seus livros favoritos. Participou de 32 salões oficiais de arte e foi a primeira artista plástica a realizar uma exposição individual em Curitiba.

Presenças

Também participaram da inauguração do Memorial da Liberdade, os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi e familiares da artista plástica Ida Hannemann de Campos.

Veja Também