A Portos do Paraná ampliou em 63% a movimentação de veículos em 2026 e assumiu a vice-liderança nacional nas operações de importação e exportação desse tipo de carga. Entre janeiro e maio, o embarque e...
Curitiba vai sediar em 12 e 13 de março a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA/PR), uma das etapas da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Com o tema “Paraná agindo pelo clima”, o evento organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) tem como objetivo consolidar e priorizar as propostas desenvolvidas durante as conferências municipais, intermunicipais e livres realizadas em todo o Estado sob a perspectiva da “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”.
O encontro, realizado no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, é voltado para representantes da Sociedade Civil, Poder Público e setor privado eleitos em conferências municipais, além de integrantes da Comissão Organizadora Estadual (COE), Academia e de diferentes conselhos estaduais. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita neste LINK.
“Vamos discutir estratégias e ações voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de fortalecer a governança ambiental e incentivar a educação climática”, explica Nara Lucia da Silva, representante titular da Sedest na COE e coordenadora estadual de Patrimônio Natural e Educação Ambiental.
“A CEMA/PR é um processo democrático, participativo e coletivo, que mobiliza vários segmentos da sociedade para a formulação de propostas, dentro de cinco eixos temáticos, que possam subsidiar as políticas de mudanças climáticas, sejam elas federais ou estaduais”, acrescenta.
FORMATAÇÃO – A CEMA/PR é a fase estadual de uma série de encontros, que começa na primeira etapa, de conferências municipais, intermunicipais e livres; avança para a segunda etapa, das estaduais; e culmina na Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), fase final das reuniões, que em 2025 terá sua 5ª edição entre 6 e 9 de maio, em Brasília (DF).
Durante o evento estadual, até 60 delegados serão eleitos para representar o Paraná na etapa nacional dos encontros. Além disso, representantes dos diferentes setores vão discutir projetos de ação desenvolvidos nas conferências da primeira fase, buscando fortalecer a governança ambiental e fomentar a educação climática.
Das propostas, 20 serão selecionadas para apresentação na CNMA, quatro de cada eixo temático:
Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa e incentivo a tecnologias sustentáveis.
Adaptação e preparação para desastres: medidas para fortalecer a resiliência climática.
Transformação ecológica: modelos sustentáveis de produção e regeneração ambiental.
Justiça climática: garantia de equidade na distribuição dos benefícios de políticas climáticas.
Governança e educação ambiental: ampliação da participação social e conscientização sobre mudanças climáticas.
Veja Também
Jacomar e Nichele são homenageados na Câmara de Curitiba
O supermercado Jacomar e a loja de construção Nichele foram celebrados em Sessão Solene a pedido dos vereadores Jasson Goulart e Tico Kuzma. Na terça-feira passada (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, com votos de...
Guarda Municipal de Curitiba já prendeu 100 foragidos da Justiça, somente neste ano
No mais recente episódio, homem com mandado de prisão em aberto na Alameda Doutor Muricy, no Centro Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6),...