Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 8 de maio de 2024

Projeto prevê ações antecipadas para controle do caos, tendo em vista o próximo fenômeno La Ninã

O relatório do professor Francisco José Carvalho, PhD, por meio da Unilivre, reapresenta o estudo com metodologia utilizada para sistemas de alta complexidade no foco do controle do caos, na previsão de cenários futuros, alerta para a necessidade de prevenção para evitar racionamentos na Região Metropolitana de Curitiba no próximo fenômeno La Niña previsto para 2027.

O estudo prevê ações emergenciais que deverão ser realizadas neste curto espaço de tempo diante da imprevisível intensidade da próxima La Niña. Vale apenas lembrar que o fenômeno La Niña acontece ciclicamente entre períodos de sete a dez anos.

O Relatório foi elaborado para viabilizar o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba, considerando os resultados conclusivos, encontrados nos levantamentos de metodologia para enfrentamento do abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba será apresentada no escopo do Relatório P5:

O estudo propõe equacionamento estratégico-tecnológico emergencial, para decisões operacionais práticas e imediatas; criação de infraestrutura estratégica do uso do Rio Açunguí para abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba

Veja Também