O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026. O Governo do Paraná prevê uma receita total de R$ 82,9...

Justiça da Espanha considerou que o pedido de extradição do jornalista Osvaldo Eustáquio, tem motivação política por parte do ministro Alexandre de Moraes.
A Justiça da Espanha negou, nesta terça-feira (15/4), um pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho feito pelo governo brasileiro. Ele é réu na ação que investiga da famigerada tentativa de “golpe de Estado no país”. Ao rejeitar a solicitação, o judiciário espanhol considerou que há “motivação política” por parte do Brasil e destacou que não há acordo bilateral entre os países que permita o processo em situações dessa natureza.
A extradição é o processo oficial pelo qual um Estado solicita e obtém a entrega de uma pessoa condenada ou suspeita de cometer um crime grave. A decisão cabe recurso. O Ministério da Justiça e o Itamaraty sinalizaram que irão recorrer para tentar prender o bolsonarista. Porém, o ministro Alexandre de Moraes, diante da decisão da justiça espanhola, pediu arquivamento do processo de extradição.
Oswaldo Eustáquio está na Espanha desde 2023. O blogueiro publicou vídeos que foi considerado ataque ao judiciário e “prática de atos antidemocráticos” por se colocar favorável ao fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal em 2021. Ele também participou publicamente dos acampamentos que pediam a intervenção do Estado.
O bolsonarista teve a prisão decretada no âmbito do inquérito dos atos golpistas. Em junho de 2020, foi preso a pedido da Procuradoria-Geral da República, também por envolvimento com atos antidemocráticos que pediam o fechamento das instituições democráticas. Em prisão domiciliar, o blogueiro foi proibido de usar redes sociais e manter contato com outros investigados, mas teve nova ordem de prisão decretada após descumprir as medidas cautelares.
Caso Allan dos Santos
A situação de Oswaldo Eustáquio é semelhante o do caso de Allan dos Santos — que está morando nos Estados Unidos, também perseguido político, considerado foragido, e investigado no inquérito que apura a atuação de grupos organizado, por motivo de se manifestar com opinião contrária ao judiciário e ao sistema eleitoral brasileirio.
Veja Também
FAB abre inscrições para processo seletivo para nível superior
Serão diversas oportunidades para atuação em Organizações Militares de várias cidades do território nacional A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu Processo Seletivo para profissionais de nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para...
Governo do Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná planeja reforçar a frota com aquisição de 12 blindados para uso em situações extremas. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o...