Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 22 de março de 2024

Na manhã do segundo dia do Smart City Expo Curitiba, nesta quinta-feira (21/3), o prefeito Rafael Greca deu a largada para que Curitiba tenha um novo espaço de convivência e contemplação, a Praça Barcelona, no Vista Alegre.

No evento que projeta a capital paranaense para o mundo, o prefeito assinou a ordem de serviço para o início da implantação nova praça em um terreno de propriedade do município, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski.

“Barcelona nos trouxe imensas alegrias desde 2017. A Prefeitura participou todos os anos do Smart City World Congress, da Fira Barcelona, e ela veio à nossa cidade, com cinco edições do Smart City Expo Curitiba. Por isso, com imensa alegria, eu apresento a futura praça que será implantada”, destacou Greca. 

Foi também na capital catalã que Curitiba recebeu o título de Cidade mais Inteligente do Mundo, em novembro de 2023.

O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.

O compromisso foi firmado também pelo vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. O cônsul-adjunto da Espanha em São Paulo, Gonzalo Aguillar, prestigiou a cerimônia.

Mirante

Na Praça Barcelona, curitibanos e visitantes vão ganhar um novo cartão-postal: um grande mirante com bancos voltados à Serra do Mar e de onde será possível também vislumbrar o skyline de Curitiba.

Projetada pelos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), terá estrutura em deck e passarela metálica, além de melhorias de acessibilidade local. Uma imensa araucária é destaque na praça.

A cargo da empresa Tecville Construções Civis, as obras para criação da Praça Barcelona terão um investimento de R$ 5.124.068,63, em recursos do município, e tem previsão de início em abril e duração de oito meses. 

O mirante será construído em aramada, similar à da Ópera de Arame, valorizando a permeabilidade do terreno e aproveitando topografia do local, que apresenta desnível de cerca de 10 metros entre as ruas da Antoniassi e Roberto Barrozo.

Presenças

Também participaram do evento o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o superintendente de Obras e Serviços da SMMA, Jean Brasil; o diretor do Departamento de Parques e Praças da SMMA; Giovando Amorim Romanine; o cônsul da Espanha em São Paulo, Gonzalo Moro; o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero; o arquiteto do Ippuc Mauro Magnabosco; e o representante da Tecville Construções Civis, Rafael Rigolon. 

Veja Também