Curitiba junto com o programa Conexão Cidadã, para promover inclusão social O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao...

A Ponte de Guaratuba avança de vento em polpa, e nas últimas semanas quem passou pela região notou um rápido avanço na construção da histórica ponte, que liga dois trechos do município à cidade de Matinhos e ao restante do Litoral do Paraná.
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Nesta sexta-feira (28), o Governo do Estado divulgou novas imagens atualizadas da obra, nas quais já é possível ter noção do futuro traçado da estrutura, que deverá ficar pronta no primeiro semestre de 2026.
Neste momento, é possível ver as equipes trabalhando em ambos os futuros acessos da nova ponte. Na ponta localizada na região central de Guaratuba, os serviços estão concentrados na região do morro do lado de Caieiras, enquanto do outro lado, na divisa do município com Matinhos, continua a implementação da alça de acesso à Cabaraquara, com atividades de terraplenagem.
Um dos pontos que mais chama atenção, devido ao tamanho das estruturas, são as bases do trecho estaiado da ponte, que estão sendo instaladas bem no meio da baía. Desde janeiro, o traçado da futura ponte também começou a ficar visível a partir da colocação das vigas longarinas pré-moldadas, que estão sendo colocadas a partir da margem central de Guaratuba.

O Consórcio Nova Ponte também instalou uma grua fixa em um dos principais apoios da ponte para a execução do trecho estaiado. A grua, posicionada no bloco de coroamento, funciona como uma espécie de guindaste que vai auxiliar no transporte de tudo o que é necessário para a construção, tanto da parte central como do tabuleiro da ponte.
A medição mais recente feita pelo consórcio, no final início de fevereiro, apontou que a construção chegou a 38,8% de conclusão. Nesse período, um dos destaques foi a finalização da concretagem dos blocos dos mastros principais (estacas e blocos de coroamento) do trecho estaiado. No início de março, uma nova medição será feita, com expectativa de que o cronograma supere os 40% de execução.
Até o momento, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) e que supervisiona a obra, já repassou cerca de R$ 150 milhões dos R$ 386,9 milhões estabelecidos no contrato.
Segundo a engenheira do DER/PR e fiscal da obra, Larissa Vieira, o ritmo segue intenso e dentro dos prazos programados. “Iniciamos 2025 com o mesmo propósito de qualidade, eficiência e segurança durante todas as etapas da construção da Ponte de Guaratuba. O nosso objetivo é cumprir a execução sempre dentro do cronograma estipulado para chegar ao objetivo de entrega da obra, em 2026”, afirmou.
PONTE – A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento, por meio do site pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Veja Também
Ministério Público Eleitoral pede a cassação de Eduardo Pimentel e Paulo Martins
Se prosperar o parecer da promotoria do Ministério Público Eleitoral, poderá haver um terceiro turno em Curitiba O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da chapa do prefeito Eduardo Pimentel e do vice...
Abraji oferece bolsa para jornalistas que atuam em desertos de notícias
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – A Abraji, em parceria com a I’Max, plataforma de mailing de imprensa e disparo de releases no Brasil, abriu inscrições para bolsas integrais. As vagas são destinadas a...