Entidade mais antiga do jornalismo paranaense renova liderança com foco na valorização do jornalismo ético e na proteção aos profissionais da imprensa Em um ano marcante para o jornalismo paranaense, a Associação Paranaense de Imprensa...

Entidade mais antiga do jornalismo paranaense renova liderança com foco na valorização do jornalismo ético e na proteção aos profissionais da imprensa
Em um ano marcante para o jornalismo paranaense, a Associação Paranaense de Imprensa (API) elegeu sua nova diretoria no último dia 7 de maio de 2025. A eleição coincide com o centenário da entidade, fundada em 1925 por idealistas da cultura e da comunicação do Paraná. Apesar de ter sido oficialmente registrada apenas em 1934, devido aos trâmites burocráticos da época, a API carrega uma trajetória centenária de lutas e conquistas em prol da liberdade de imprensa e dos direitos dos jornalistas.
Com 152 associados ativos, a API segue sendo um espaço representativo e plural da imprensa no estado. A nova diretoria executiva será liderada pelo jornalista Célio Martins, eleito presidente. Ele assume ao lado da vice-presidente Mara Cornelsen e demais integrantes da chapa “API — Jornalismo Ético e Liberdade de Imprensa”, cuja composição reúne profissionais de várias áreas e regiões do Paraná.
O jornalista Rafael de Lala permanece como presidente de honra da instituição, símbolo do legado histórico da entidade. Entre os eleitos, destaca-se também Carlos Bahia, diretor do Grupo Curitiba News de Comunicação, que assume a Diretoria de Jornalismo Independente — um reconhecimento à crescente relevância da atuação autônoma de jornalistas em blogs, portais de notícias, rádios e TVs comunitárias, jornais de bairro e veículos locais do interior.
A nova diretoria tem o desafio de fortalecer o apoio institucional a esses profissionais, que, embora muitas vezes fora da cobertura dos sindicatos tradicionais, precisam de representação diante do poder público, sobretudo em casos que envolvem garantias constitucionais e direitos trabalhistas.
Conheça a diretoria eleita:
Diretoria Executiva – Chapa “API — Jornalismo Ético e Liberdade de Imprensa”
- Presidência: Célio Martins
- Vice-Presidência: Mara Cornelsen
- Secretaria Geral: Jean Féder
- Diretoria Administrativa e Financeira: Eli Antonelli
- Defesa da Liberdade de Imprensa e do Jornalismo: Lana Seganfredo
- Rádio e Televisão: Reinaldo Bessa
- Impresso: Abonico Smith
- Internet e Novas Tecnologias de Informação: Diego Antonelli
- Assessoria de Imprensa: Adriana Werner
- Ensino e Pesquisa em Jornalismo: Jose Carlos Fernandes
- Cultura e Eventos: Miriam Karam
- Jornalismo Independente: Carlos Bahia
- Cidadania, Direitos Humanos e Igualdade: Angieli Maros
- Diretorias Regionais:
- Londrina/Região Norte: Emerson Dias
- Maringá/Região Noroeste: Renata Mastromauro
- Litoral: Aline Benvenutti
- Cascavel/Região Oeste: Luana Moresco
- Ponta Grossa/Campos Gerais: Edson Gil
- Guarapuava/Centro Sul/Sudeste: Kleber Erivelton Fernandes
- Pato Branco/Sudoeste: Ari Ignácio
- Foz do Iguaçu: Denise Paro
Conselho Deliberativo:
Mario Messagi Jr., Adélia Maria Lopes, Cláudia Morais, Silvia Calciolari, Ulisses Larochinski, Ayrton Baptista Junior, Marco Assef, Rafael de Lala, Adherbal Fortes de Sá Júnior, Samuel Milléo Filho, Helio Puglielli, Julio Zaruch.
Conselho Fiscal:
Manolo Ramirez, Edna Aparecida Mendes, Luciane Motta.
Conselho de Ética:
Elvira Fantin, Felippe Anibal, Pâmela Leony.
A posse da nova diretoria marca uma nova etapa para a API, com compromisso renovado com a ética jornalística, a inclusão regional e o fortalecimento dos profissionais diante dos novos desafios da comunicação no século XXI.
Veja Também
Curitiba promover inclusão social dos catadores autônomos de materiais recicláveis
Curitiba junto com o programa Conexão Cidadã, para promover inclusão social O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao...
Ministério Público Eleitoral pede a cassação de Eduardo Pimentel e Paulo Martins
Se prosperar o parecer da promotoria do Ministério Público Eleitoral, poderá haver um terceiro turno em Curitiba O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da chapa do prefeito Eduardo Pimentel e do vice...