Curitiba junto com o programa Conexão Cidadã, para promover inclusão social O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao...

O alerta vem após a realização da Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que identificou fraude de R$ 6 bilhões nessa modalidade de desconto.
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), em conjunto com os Procons Municipais, orienta aposentados e pensionistas do INSS a verificar os holerites do seu benefício, a fim de prevenir descontos não autorizados por sindicatos e associações inexistentes ou que não tenham nenhuma relação com o usuário do INSS. A orientação está sendo feita após uma reunião virtual entre o Procon-PR e os Procons Municipais nesta segunda-feira (5)
Foram registradas 721 reclamações no Procon-PR, relacionadas a 11 empresas investigadas pela operação.
Se o beneficiário possuir acesso à internet e a senha do serviço Meu INSS, deve acessar o site ou aplicativo e consultar o extrato do seu benefício. Caso identifique alguma cobrança não autorizada, deve, no próprio aplicativo, clicar em “Mais Serviços”, depois em “Mensalidade Associativa”, e escolher a opção “Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”. Se não possuir acesso à internet e senha do Meu INSS, o segurado deve agendar atendimento presencial junto ao INSS pelo fone 135.
“Nós já havíamos identificado um crescimento no número de reclamações relacionadas a descontos ilegais no INSS”. disse o secretário, informando que em abril de 2024 oficiou o Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, cobrando orientações e providências. “A nova funcionalidade do aplicativo Meu INSS, que permite que o próprio usuário cancele esses descontos é fruto dessa cobrança”, diz Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
“Estamos acompanhando de perto os desdobramentos desta investigação pois é uma fraude que prejudica milhares de cidadãos, muitos que têm na aposentadoria a única renda. Esperamos uma resolução célere que possa reaver os valores perdidos e punição exemplar aos envolvidos no fraude”, destacou Roveda.
Veja Também
Ministério Público Eleitoral pede a cassação de Eduardo Pimentel e Paulo Martins
Se prosperar o parecer da promotoria do Ministério Público Eleitoral, poderá haver um terceiro turno em Curitiba O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da chapa do prefeito Eduardo Pimentel e do vice...
Abraji oferece bolsa para jornalistas que atuam em desertos de notícias
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – A Abraji, em parceria com a I’Max, plataforma de mailing de imprensa e disparo de releases no Brasil, abriu inscrições para bolsas integrais. As vagas são destinadas a...