Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 24 de abril de 2025

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), ministra Gleisi Hoffmann, recebeu o deputado Arilson Chiorato e comitiva, que se reuniram em buscar de soluções para reduzir os alto índices de acidentes de trânsito na BR-476, no trecho entre União da Vitória a São Mateus do Sul, na região sul do estado.

A reunião, que discutiu alternativas para tornar o tráfego mais seguro neste trecho, aconteceu no Palácio do Planalto e contou com deputados estaduais e federais, representantes do setor produtivo e do Governo do Paraná.

De acordo com o parlamentar, além dos investimentos feitos pelo Governo Federal, a reunião discutiu a necessidade de outras ações ainda mais robustas, como duplicação e construção de terceira faixas. Por outro lado, como parte da solução, foram apresentadas a possibilidade de delegação da rodovia, convênio ou acordo de cooperação técnica. “Essa causa é dos paranaenses e, qualquer que seja a solução adotada, o Governo Lula irá apoiar, como tem feito deste o início”, afirmou o deputado Arilson.

A ministra Gleisi também reafirmou o apoio do presidente Lula às demandas locais: “Todas as alternativas que nós levantamos, o presidente Lula concorda e diz que o que achar melhor o estado, a comunidade, nós vamos fazer. Porque a gente quer o melhor para o povo”.

“Foi uma reunião muito representativa, todos em busca de uma solução para a BR-476. O presidente Lula pediu que resolvêssemos isso da melhor maneira possível em diálogo com o governo do Estado”, destacou Gleisi.

A ministra também explicou o atraso nas obras já licitadas, e afirmou que serão retomadas: “Infelizmente, o Congresso Nacional só aprovou o orçamento agora, final de março, mas as obras não vão paralisar, elas vão continuar”. “Quando o governo Lula assumiu, as estradas de todo o país estavam deterioradas por falta de investimentos. Por determinação do presidente, obras importantes estão sendo retomadas, garantindo mais segurança e qualidade para os usuários”, acrescentou Gleisi.

Na avaliação do deputado Arilson, a reunião foi positiva. “O Governo Federal é sensível a essa situação e tem agido para resolver o problema. Inclusive, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem realizado obras de recuperação e manutenção neste trecho de cerca de 80 quilômetros da BR-476. O investimento é de R$ 83 milhões”, comentou.

PARTICIPANTES – Também participaram da reunião a deputada estadual Ana Júlia (PT), o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, além dos deputados federais Tadeu Veneri (PT), Elton Welter (PT) e Aliel Machado (PV); o prefeito da Lapa, Diego Ribas, e o vereador Bruno Bux. A empresária Salete também esteve presente, representando o setor produtivo.

O governo federal se comprometeu a analisar alternativas técnicas já a partir da próxima semana. “Essa reunião foi muito importante, o governo federal abriu as portas, ofereceu várias alternativas”, disse o deputado Hussein.

Com informações da Assessoria da ministra Gleisi Hoffmann

Veja Também