Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 18 de abril de 2025

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná planeja reforçar a frota com aquisição de 12 blindados para uso em situações extremas.

Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o veículo 4×4 possui suspensão independente que absorve os desníveis do terreno, garantindo maior estabilidade interna para seus ocupantes.

Veículo tático multiúso marcado pela versatilidade, ele é capaz de atingir 100 km/h e de executar manobras ofensivas e evasivas, mesmo pesando cerca de 17 toneladas. Com capacidade para oito pessoas, incluindo o condutor, o Patriot II encara sem problemas territórios com água na altura de até 1,60 m. A autonomia é de cerca de 600 km.

A estratégia é dividir a compra em duas frentes, cada uma com seis unidades. Uma delas já está em andamento, em conjunto com um procedimento licitatório aberto pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A outra, que será com um edital próprio, ainda está em fase inicial de análise dentro do próprio Governo do Estado.

“Essa ideia está dentro de um grande projeto de modernização da segurança pública, que vai desde a reestruturação das polícias até a compra de equipamentos e de novas tecnologias. Esses blindados estão sendo comprados para toda a segurança pública do Estado do Paraná: Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Grupo Tigre, da Polícia Civil; Setor de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, enfim, todas as nossas forças de elite”, comentou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Fonte: AEN – Foto: Arnaldo Neto

Veja Também

Governo prevê orçamento de R$ 82,9 Bilhões para 2026

O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026. O Governo do Paraná prevê uma receita total de R$ 82,9...

FAB abre inscrições para processo seletivo para nível superior

Serão diversas oportunidades para atuação em Organizações Militares de várias cidades do território nacional A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu Processo Seletivo para profissionais de nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para...