Dados atualizados do Índice Científico Alper Doger (AD) 2025 destacam o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná com 2.771 pesquisadores entre os mais prestigiados do mundo. Desse total, 197 pesquisadores estão em...

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 pode ser pago de várias formas: nos bancos conveniados, pelo internet banking, pelos cartões de débito e crédito e, para quem deseja mais praticidade, pelo Pix ou por débito automático.
O IPTU 2025, que vem com a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em dez vezes sem juros. O vencimento da cota única e da primeira parcela é em 20 de março.
Pix
Para pagar com Pix é possível utilizar o QR Code que consta no aviso de lançamento enviado pelos Correios ou escolher a opção no site da Prefeitura ou Curitiba App, quando será gerado um QR Code na tela. Neste caso, é necessário pagar logo em seguida, já que o código expira conforme a data apresentada logo abaixo do QR Code. Pelo Pix, é possível pagar tanto o IPTU em cota única quanto parcelado e a operação pode ser realizada em qualquer banco.
O pagamento realizado via PIX oferece praticidade, rapidez e segurança para os contribuintes, é processado em minutos, possibilitando a emissão rápida da certidão de débitos municipais.
Débito automático
Para quem optar pelo débito automático, basta fazer a solicitação diretamente ao banco onde tem conta, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar alguma parcela.
Os bancos conveniados para débito automático são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos. A primeira parcela será debitada no dia 28 de março, e as demais todo dia 20.
O cadastro em débito automático oferece comodidade ao contribuinte que não precisa se preocupar com as datas de vencimento e evita o pagamento de encargos por atraso no pagamento, lembra o diretor de rendas imobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Sergio Primo.
Entrega
Segundo Primo, os Correios já concluíram as entregas dos avisos de lançamento de 2025 e se por acaso o contribuinte ainda não recebeu a carta, deve emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet ou pelo Curitiba App.
Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no Agenda Online.
Canais de atendimento
O IPTU 2025 incide em 980.071 unidades tributárias. A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2025 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; pelo App Curitiba 156; ou pelo site do 156. O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 99876-2903.
O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação do município, atrás apenas do ISS. O recurso do IPTU se transforma em benfeitorias para a população, como obras, investimentos, ampliação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão de receitas com IPTU neste ano é de R$ 1,55 bilhão.
Veja Também
Fundação Cultural de Curitiba tem credenciamento aberto para espetáculos infantis
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está com credenciamento aberto para profissionais e grupos das áreas de dança, teatro, circo, música e atividades técnicas ligadas à produção artística. Os interessados podem se cadastrar individualmente como...
Governador Tarcísio poderá ser testemunha do ex-presidente Bolsonaro em ação no STF
O ministro Alexandre de Moraes (STF), autorizou, na noite desta quarta-feira (30/4), que os ex- o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros parlamentares e aliados sejam testemunhas do ex-presidente Jair Bolsonaro na...