O Parque Barigui vai receber, neste sábado (25/1), a primeira edição do evento de adoção Amigo Bicho de 2025. Além da adoção gratuita de cães, o evento também vai contar com a tradicional Cãominhada, um...
Representantes do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), se reuniram nesta semana com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para discutir temas relacionados ao setor. Um dos aspectos debatidos durante o encontro foi a necessidade de atrair grandes eventos à cidade, outra forma de ampliar a presença da Capital no mercado estrangeiro.
O Paraná recebeu no ano passado mais de 894 mil turistas estrangeiros, sendo a terceira maior porta de entrada de viajantes internacionais do País. Ao lado de Foz do Iguaçu (Oeste), a Capital foi um dos principais destinos deste público.
O encontro serviu também para o alinhamento de futuras colaborações entre as gestões, com foco na promoção de Curitiba a nível nacional e internacional. O Viaje Paraná também já se reuniu com a Prefeitura de Foz do Iguaçu com foco no mesmo tipo de alinhamento.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o órgão tem desempenhado um papel importante na promoção dos destinos turísticos do Estado. “Tivemos no ano passado algo próximo de 10 mil agentes de viagens e profissionais treinados e capacitados para apresentar o turismo paranaense dentro de suas áreas de atuação, sejam elas agências, operadoras e outros”, disse.
“Um dos papéis do serviço social autônomo é otimizar custos e fortalecer a presença do Paraná em feiras internacionais. A participação conjunta de Curitiba, Foz do Iguaçu e outros destinos do Estado em estandes únicos tem gerado resultados positivos”, explicou.
RELEVÂNCIA – No último ano, Curitiba recebeu diversos prêmios relacionados ao setor do Turismo, demonstrando a força e consolidação da cidade nos mercados nacional e internacional.
No ano passado a Capital foi eleita entre os 30 melhores destinos para se visitar em 2025. O reconhecimento partiu da Lonely Planet, prestigiada editora de guias de viagem que listou os melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo, para turismo. Curitiba foi o único destino brasileiro citado na lista de tendências.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, garantiu que os avanços do turismo na Capital são perceptíveis e que entende a importância de parcerias para fomentar o setor. “Nos últimos anos avançamos muito, principalmente no mercado internacional, e agora vamos investir também no mercado nacional. Curitiba tem estrutura e potencial para ser um dos principais destinos do Brasil, para isso vamos ampliar nossas parcerias”, afirmou.
“Vamos trabalhar para ampliar a estada dos turistas que visitam a região. Curitiba já é um destino consolidado internacionalmente, com destaque em mercados como Barcelona e México. Agora, é hora de investir na presença nacional e fortalecer nossa posição em todo o Brasil”, concluiu o prefeito.
TAX FREE – Outro tema debatido durante o encontro foi a viabilidade de estudos sobre o tax free na Capital. O sistema permite que turistas estrangeiros recebam reembolso de impostos – uma espécie de cashback – sobre compras realizadas, como já acontece em outros países, incentivando o consumo, tornando o destino mais atrativo economicamente e fortalecendo o segmento do Turismo de Compras, como o que acontece em grande escala na Tríplice Fronteira.
Um estudo sobre a possibilidade de aplicar o sistema em municípios paranaenses será realizado, por meio de uma parceria entre o Viaje Paraná e os destinos estaduais interessados na implantação do sistema. Com aval do prefeito, Curitiba também deve fazer parte dos estudos.
Veja Também
Pela quarta vez consecutiva, Sanepar recebe nota máxima da agência Moody’s
A Agência de Classificação Moody’s confirmou, pelo quarto ano consecutivo, o rating (nota) da Sanepar como triplo A (AAA) com perspectiva estável, o nível mais alto na escala de classificação da agência. Essa qualificação reflete...
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu duplica capacidade de 2 para 4 milhões de passageiros
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (21) da entrega das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A CCR Aeroportos, empresa que administra...