Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 29 de novembro de 2024

Pacote do governos fez o real desvalorizar e o dólar alcançar a maior valorização dos últimos 30 anos.

A moeda norte-americana encerrou o dia cotado a R$ 6,00 para a venda, refletindo a frustração do mercado com o pacote fiscal, no ano, o dólar acumula alta de pouco mais de 23%.

A queda da Bolsa e a escalada do dólar deram sequência ao mau humor do mercado em relação ao anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em rede nacional na noite da véspera, quando a moeda norte-americana bateu o recorde anterior, cotada a R$ 5,91, com a expectativa de que haveria o pacote de ajuste fiscal acompanhado de medidas de aumento de despesas.

Um dia após o governo anunciar o pacote fiscal prevendo R$ 70 bilhões em cortes de gastos nos próximos dois anos e R$ 327 bilhões até 2030, o dólar comercial voltou a subir e bater novo recorde do Plano Real, nesta quinta-feira (28/11).

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) operou no vermelho ao longo do dia, com feriado nos Estados Unidos. Perto do fim do pregão, o Índice Bovespa (IBovespa), principal indicador da B3, apresentava queda de 2,46%, a 124.531 mil pontos. O tombo diminuiu um pouco e o IBovespa encerrou o pregão a 124.610 pontos, 2,40% abaixo da véspera.

Veja Também