O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), em entrevista coletiva anúnciou as novas regras e punições do Conselho de Ética. O novo Código irá tramitar como Projeto de Resolução, passando pela Comissão de Constituição...

Alunos e professores da Universidade Texas A&M, de San Antonio, no Texas (EUA), conheceram nesta segunda-feira (26/5) os programas de Agricultura Urbana da Prefeitura de Curitiba. A comitiva visitou a horta urbana Marumbi, no bairro Uberaba, e a Fazenda Urbana do Cajuru, dois espaços que são referência em sustentabilidade e segurança alimentar na capital paranaense.
Os estudantes conheceram de perto como funcionam os programas municipais e de que forma eles são integrados à comunidade local. Na Fazenda Urbana, o grupo explorou os canteiros com hortaliças, verduras e PANCs (plantas alimentícias não convencionais), os Jardins de Mel, as estufas, o centro de compostagem e a cozinha da Escola de Segurança Alimentar.
A visita foi coordenada pelo professor aposentado Mario Figueiredo, que já lecionou na Texas A&M University e foi convidado pela instituição norte-americana para organizar a agenda da missão em Curitiba. “Eles vieram conhecer a nossa realidade, especialmente aqui do Sul do Brasil, e programas sociais de maior envergadura. Já tivemos encontros com instituições como Ocepar, Sebrae, Fiep, Cargill e Sanepar. A Fazenda Urbana e as hortas comunitarias são uma das experiências mais ricas que trouxemos para os alunos, muitos deles de cursos ligados à agronomia”, destacou Figueiredo.

A estudante Harleigh Strack, de 21 anos, formada em Economia Agrícola, elogiou a estrutura da Fazenda Urbana. “Achei muito legal ver como há muitos recursos voltados à comunidade e como esse conhecimento é compartilhado com os alunos. Eles mostram todo o processo, da fazenda à mesa, ajudando as pessoas a entenderem de onde vem seu alimento”, comentou.
Joe Anthony De La Garza, de 27 anos, estuda Agronegócio com especialização em Ciência do Solo na Texas A&M University de Kingsville. Ele também ficou impressionado com o trabalho desenvolvido em Curitiba. “Achei incrível, especialmente pela forma como a comunidade é envolvida para cultivar a própria comida e manter uma horta que pode alimentar sua família. Eu nunca estive no Brasil antes, mas me apaixonei por Curitiba. É uma das melhores cidades que já visitei”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, a visita reforça o reconhecimento internacional das iniciativas curitibanas de Agricultura Urbana, que aliam sustentabilidade, educação ambiental e inclusão social, promovendo uma cidade mais verde, saudável e resiliente para todos.
“Receber estudantes e professores de uma universidade internacional mostra que estamos no caminho certo ao investir em políticas públicas que aproximam a população da produção de alimentos, promovem saúde e fortalecem a cidadania”, destacou Leverci.
Veja Também
Itaipu Parquetec abre caminho para um turismo mais inteligente e sustentável
Com experimentação em ambiente real, mentorias especializadas e aportes de até R$ 100 mil O turismo nacional ganha um reforço estratégico rumo à inovação. O Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional, lançou o...
Aumento da presença de Influenza nos exames do Lacen reforça importância da vacina
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o avanço da presença do vírus Influenza nas amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). De acordo com os exames processados entre o...