O Circuito Gastronômico de Matinhos, aberto nesta semana, vai movimentar o Litoral do Paraná nos próximos 60 dias. Também chamado de “Festival do Camarão”, a segunda edição do evento acontece até o dia 1º de...

Curitiba pode atrair investimentos com novo cenário mundial, diz economista Marcos Troyjo
O prefeito Eduardo Pimentel conversou, no fim da tarde desta terça-feira (25/3), com o economista e ex-presidente do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics, Marcos Troyjo, que foi um dos principais palestrantes do Fórum Econômico dentro do Smart City Expo Curitiba 2025. O evento vai até quinta-feira (25/3), na Ligga Arena.
Troyjo mostrou um panorama do cenário econômico mundial com o aumento das barreiras tarifárias norte-americanas, que tendem a beneficiar o Brasil e estados exportadores, como o Paraná, e também do interesse de fundos investidores pelo País.
Para Curitiba, que é nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), é uma oportunidade para atração de investimentos, segundo o economista. “Queremos atrair investimentos para a nossa cidade. Acabamos de criar a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas e Concessões, que vai criar uma empresa para formatar negócios neste modelo em áreas como saúde, habitação popular e meio ambiente”, disse o prefeito.
Investimentos internacionais
Curitiba tem grande projetos com investimentos internacionais atualmente, como o BRT Leste/Oeste (NDB), o novo Inter 2 (BID) e o Bairro Novo da Caximba (Agência Francesa de Desenvolvimento). “São projetos que trazem um ganho muito grande para a população. Somente o Ligeirão Leste/Oeste vai garantir uma economia de tempo de deslocamento de 15 minutos na ida e 15 minutos na volta para o passageiro”, afirmou o prefeito.
Eduardo Pimentel também falou sobre os principais projetos do município, como a nova concessão do transporte coletivo, a nova licitação do lixo, o novo Plano Diretor, a revitalização do Centro da cidade. “Esse último é um programa amplo, que envolve segurança, investimento, retrofit, habitação e lazer. Queremos que as pessoas voltem a frequentar o Centro da nossa cidade”, disse. Para Troyjo, o Centro de Curitiba tem potencial para atrair um polo de startups, por exemplo.
Sustentabilidade e IA
Para o economista, uma das tendências mundiais no cenário econômico será aliar sustentabilidade com inteligência artificial. “A inteligência artificial é uma das coisas que mais consomem energia. O mundo precisará olhar para isso”, afirmou.
Smart City Expo Curitiba
O fórum internacional, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.
Veja Também
Zoológico de Curitiba ganha recinto para reprodução muriquis, espécie em perigo de extinção
Há cinco dias, o casal de macacos mono-carvoeiros (muriquis-do-sul) Monaliza e Roger Federer habita o novo recinto que a Prefeitura de Curitiba construiu no Zoológico Municipal. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Pimentel no...
Câmara aprova projeto que prevê medidas reciprocidade contra tarifas de outros países
Proposta autoriza medidas de reciprocidade no comércio exterior seguindo a pauta do Senado, agora o projeto de lei segue para sanção do presidente da República. O tarifaço de Trump poderá ajudar o Brasil a regular...