O prefeito Eduardo Pimentel recebeu integrantes da comitiva dos chefes da missão adjuntos da União Europeia em Curitiba e tratou sobre futuras parcerias para a capital paranaense. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/5),...

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (9) da inauguração da nova fábrica da Votorantim Cimentos em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. Com um investimento de R$ 145 milhões, a estrutura contempla as primeiras unidades da empresa no Brasil voltadas exclusivamente à produção de insumos agrícolas e à economia circular, com destinação correta e sustentável dos resíduos da produção.
Segundo Ratinho Junior, a ampliação da operação da Votorantim no Paraná é mais um reflexo do bom momento da atividade econômica estadual, que cresceu 7,8% em 2023, o melhor resultado do Brasil.
“Esse crescimento é fruto do trabalho do Governo do Estado para atrair novos investimentos de empresas para todas as regiões do Paraná e significa mais empregos e renda para os pais de família, as mulheres e os jovens”, disse. “No caso da nova planta da Votorantim, ela beneficia a população de Itaperuçu e de outros municípios da Região Metropolitana e com uma produção sustentável”.

Ele também ressaltou que a unidade voltada à produção de insumos para a agricultura está em consonância com a estratégia de fortalecimento do agronegócio paranaense. “O Paraná tem se consolidado como o supermercado do mundo, sendo o maior produtor de alimentos do Brasil em quantidade e variedade. Quando boas empresas trazem insumos que ajudam a impulsionar essa indústria sem prejudicar o meio ambiente elas contribuem com essa meta”, disse.
Fundada em 1936, a Votorantim Cimentos conta atualmente com mais de 13 mil empregados no Brasil e em outros 10 países, com operações nos segmentos de construção civil e soluções sustentáveis na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
A Votorantim desenvolveu um ramo especializado na gestão e coprocessamento de resíduos, chamada Verdera. A nova unidade em Itaperuçu vai ampliar a oferta de serviços para clientes na região. O local tem capacidade de triturar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual instalada.
Com área de 4,4 mil metros quadrados, o galpão é equipado com triturador de resíduos de última geração e um laboratório de análise e controle de produtos. Os resíduos tratados nesta planta serão transformados em energia limpa, com menor emissão de CO2, para produção de cimento na fábrica da Votorantim em Rio Branco do Sul.
Em 2016, a empresa ampliou o seu portfólio com o acréscimo de insumos agrícolas a partir da marca Viter, braço produtivo focado no calcário agrícola e outros produtos para preparo de solo para a agricultura. Atualmente, é a única com abrangência nacional neste segmento.
Veja Também
Primeira onda de frio chegará na próxima semana com termômetros perto de 0ºC
unho, mês do início do Inverno, vai chegar com temperaturas negativas no Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que vai...
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos de presidente, governador e prefeito
PEC acaba com a reeleição do Executivo, que terá mandato cinco anos, e senadores reduzirão o mandato de oito para cinco anos. A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas...