Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 27 de março de 2025

Estudo recente da Nielsen revela que a audiência do rádio atinge quase nove horas diárias, criando novas oportunidades para anunciantes e profissionais do setor.

O rádio segue consolidado como um dos meios de comunicação mais relevantes no Brasil, tanto para o público quanto para os anunciantes. De acordo com um estudo recente da Nielsen, o tempo médio de audição do rádio é de quase nove horas, superando o uso de computadores e tablets. Esse dado reforça a relevância do meio na rotina dos brasileiros e amplia as oportunidades para o mercado publicitário e para os profissionais da radiodifusão.

Para Roberto Cervo Melão, presidente do SindiRádio (Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul), essa informação evidencia a força do rádio como meio de comunicação de massa. “Os anunciantes precisam estar atentos a esse cenário. O rádio proporciona uma exposição maior do que várias telas, criando mais oportunidades de conexão com os consumidores de maneira direta e eficaz”, destaca Melão.

Além disso, o dado da Nielsen também representa um incentivo para radialistas e radiodifusores. “Essa é a chance de ampliar resultados e fortalecer ainda mais a presença do rádio no cotidiano das pessoas. Com essa audiência fiel e de longa duração, o setor tem a oportunidade de se reinventar e oferecer conteúdos cada vez mais relevantes”, enfatiza Melão.

Melão lembra também que “a integração com plataformas digitais, os podcasts e a transmissão multiplataforma são algumas das estratégias que devem ser adotadas para ampliar o alcance e garantir que o rádio continue sendo uma fonte de informação e entretenimento acessível e eficaz para todos”.

Sobre o SindiRádio

O SindiRádio é o Sindicato dos Radiodifusores do Rio Grande do Sul, representando e defendendo os interesses dos profissionais e empresas do setor de radiodifusão no estado. Com uma trajetória de compromisso com a qualidade e a ética na comunicação, o SindiRádio atua para fortalecer o papel da radiodifusão.

Fonte: Bruna Santos
camejo@camejo.com.br
(51) 99338-8442

Veja Também