Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 3 de julho de 2024

A rede municipal de ensino da Prefeitura de Curitiba ganhou sua 187ª escola nesta quarta-feira (3/7). É a Escola Municipal Metry Bacila, no Jardim Aliança (Regional Boa Vista), com capacidade para 300 estudantes do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental, no período integral. A obra foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, com a presença de moradores da região.

“Pela manhã, moradias no Caximba. Nesta tarde, escola nova no Boa Vista. Do sul ao norte cuidamos de Curitiba”, disse o prefeito. “Aproveitem esta linda escola nova e sejam muito estudiosos e sabidos”, completou Greca, ao conversar com os estudantes.

O vice-prefeito destacou a importância do ensino integral para as crianças. “Sou um defensor do contraturno, atividades esportivas e culturais enriquecem o aprendizado dos nossos estudantes”, frisou Eduardo Pimentel.

A obra foi iniciada no ano passado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, projetada a partir do modelo arquitetônico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A nova unidade atende principalmente os moradores dos residenciais Aroeira e Imbuia, que aguardavam uma escola mais próxima.

O investimento da Prefeitura de Curitiba foi de R$ 9,5 milhões (Obras e Educação). Localizada na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, a nova unidade tem 1.919,22 m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores e equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado e depósito. A escola também tem dois pátios e uma quadra esportiva coberta.

A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, filha do homenageado, Matry Bacila, explicou que a entrega da nova escola integra as ações de expansão do integral da rede municipal de ensino. “Em 2017 eram 86 unidades com integral, este ano todas têm essa oferta”, pontuou a secretária.

Na rede curitibana, o integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.
A comunidade está animada. Eliane da Silva Gertrudes mora há seis anos no bairro Santa Cândida e quer transferir a filha para a nova escola Metry Bacila.
“Ela está na Escola Augusto César Sandino, no 5º ano, mas esta nova unidade é ao lado de casa, e ficou linda”, disse Eliane.
Sustentabilidade
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário de Obras Públicas, a obra da escola atendeu a critérios sustentáveis, além de completar uma série de melhorias no bairro, incluindo obras de asfalto e infraestrutura de drenagem.
Pelo programa Asfalto Novo, o bairro foi contemplado com quase 20 km de pavimentação. Nas redondezas a escola, vária vias que ainda eram e saibro receberam asfalto, entre elas as ruas Valquíria Cavalcante da Silva, Wallace Landall, Helena Valesco Manika, Alayde M. da Cruz, e Serapião da Cruz, beneficiando todos os moradores.
“A edificação conta com duas cisternas para captação e reaproveitamento de água da chuva e iluminação em LED, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. As obras mobilizaram a equipe da Smop de maneira especial, pois sabemos que este novo equipamento público, somado à requalificação da infraestrutura viária, contribuirá para um futuro melhor para a comunidade local”, explicou Rodrigues.
Pau-Brasil
A solenidade também teve plantio de árvore. Em homenagem ao descobrimento do Brasil (22 de abril) e ao dia nacional do pau-brasil (3 de maio), a Prefeitura iniciou o projeto de plantio da árvore nas unidades educacionais. Hoje, 147 escolas e CMEIs já receberam o pau-brasil para realizar o plantio com as crianças e estudantes. A Banda Lyra e a Família Folhas participaram.

Homenagem

A escola nova homenageia o professor, médico e cientista paranaense Metry Bacila (1922-2012), idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também precursor das pesquisas da UFPR na Antártica.

Em 1984, o médico implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz. Também chefiou laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica.

Recebeu muitos prêmios e deixou diversas publicações, entre as quais o livro Bioquímica Veterinária.

Lecionou, também, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, na Universidade Federal de Santa Catarina e em diversas universidades americanas na categoria de professor visitante. Foi professor emérito da Universidade Federal do Paraná, doutor honoris causa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o primeiro paranaense a entrar para a Academia Brasileira de Ciências.

Presenças

Prestigiaram a solenidade de inauguração a secretária emérita do Meio Ambiente, Marilza Dias; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; e o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Pela Educação, participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Boa Vista, Michele Prado; o coordenador de Obras, Guilherme Furitatti; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora da escola, Cibele de Santi; a vice-diretora Andreia Glinski do Prado.

Também estiveram presentes os familiares do homenageado: a esposa, Célia Schiffer Bacila; os netos Fernando Bacila Winkeler e Matheus Bacila; além dos vereadores Hernani e Amália Tortato e o último orientando do dr. Metry, o médico veterinário Adolfo Sasaki, presidente do Conselho de Medica Veterinária.

 Maria Silvia Bacila; na inauguração da Escola Municipal Professor Metry Bacila. Curitiba; 03/07/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Veja Também