O prefeito Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (16/5), deu a largada oficial da Copa do Mundo de Escalada Esportiva e coloca Curitiba na história do esporte mundial. É a primeira vez que uma etapa do campeonato,...

O trabalho começou a todo vapor. No mês de janeiro, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba realizou pelo menos 3500 castrações gratuitas de cães e gatos, no Programa Municipal de Castração Pública. O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, destaca que a política pública de proteção animal em Curitiba tem a meta de realizar 100 mil cirurgias, nos próximos quatro anos.
“A castração e o controle de natalidade de animais domésticos constituem uma política pública continuada. O serviço é itinerante, percorremos os bairros da cidade com os centros cirúrgicos móveis e realizamos o atendimento nos parques, nas regionais e em espaços públicos. Nós disponibilizamos o serviço para os moradores perto da casa deles”, afirmou Evaristo.
OUÇA AQUI
Edson Evaristo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba
A enfermeira e estudante de Veterinária Gisele Vanucci é voluntária da Rede de Proteção Animal de Curitiba. Ela resgata os animais abandonados nas ruas da cidade e já levou pelo menos 600 bichinhos para fazer o procedimento nos mutirões da Prefeitura de Curitiba. “Eu sou protetora voluntária e sempre estou orientando a comunidade para trazer os animais para evitar abandono e os maus tratos. O animal traz tudo de bom pra gente, mas pode trazer doenças também, e por isso temos que cuidar deles”, destacou Vanucci.
A autônoma Ceres Kobylanski aproveitou o mutirão realizado no Parque Barreirinha para levar a cadela Cacau. E ficou satisfeita com o serviço oferecido pelo município. “Economizei mais de R$ 1 mil com o procedimento. Além disso, evita a reprodução sem controle, ela vai ficar mais calma e não vai mais fugir de casa”, contou.
A laboratorista Denise Sari aproveitou o mutirão para levar os dois animais de estimação da filha Letícia, de 9 anos: o gato Sopinha e a cachorrinha Choquita. “O Sopinha foi encontrado no portão da nossa casa. Ele foi abandonado e nós adotamos ele. Esse serviço é muito bom, nós economizamos e isso evita o abandono dos animais,” contou Denise. A adoção do felino emocionou a pequena Letícia. “Eu até chorei quando a minha mãe me deu o Sopinha, que foi abandonado na rua”, contou a menina.
Controle populacional
As cirurgias de castração feitas nos mutirões do Programa Municipal de Castração Pública de cães e gatos garantem o controle populacional dos animais. Com o objetivo de evitar o abandono, os bichinhos atendidos recebem um microchip eletrônico, que tem um código com a identificação do responsável pelo pet. O programa oferece também o suporte pós-cirúrgico, como o cone de recuperação e a roupa cirúrgica, além dos remédios para o pós-operatório.
O benefício incentivou a gerente Valéria Rosa a levar a gatinha Lili para fazer o procedimento. “Eu ia gastar mais de R$ 1 mil reais com a cirurgia, e se tivesse que pagar não ia conseguir fazer. Além disso, a gente ganha também o medicamento”, ressaltou Rosa.
Os próximos mutirões para castrações gratuitas de cães e gatos, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, serão realizados no período de 11/2 a 27/2, nas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista. Os agendamentos podem ser feitos na área de eventos do site da Rede de Proteção Animal.
Serviço
- Regional Santa Felicidade
- Data: 13/2 a 16/2 – 1.250 vagas
Local: União São Carlos Esporte Club (Rua Domingos Agabito Budel, 322, Butiatuvinha) - Data: de 25/2 a 27/2- 200 vagas
Local: Distrito de Manutenção Urbana Santa Felicidade (Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade)
- Regional Boa Vista
- Data: 11/2 a 16/2 – 350 vagas
Local: Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto). - Data: 18/2 a 23/2 – 350 vagas
Local: Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri)
Veja Também
Marché du Film: Paraná no maior evento audiovisual do mundo na França
O Paraná está presente na edição de 2025 do Marché du Film, o maior mercado audiovisual do mundo, realizado paralelamente ao tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França. Neste ano histórico, em que o...
Marcha para Jesus em Curitiba terá alterações no trânsito, na sexta e no sábado
A 30ª edição da Marcha para Jesus, terá alterações no trânsito de diversas ruas da área central de Curitiba neste final de semana. A partir das 13h30 os participantes vão se reunir na Praça 19...