Cinco Espaços Empreendedor de Curitiba foram premiados, nesta quinta-feira (24/7), com o Selo Diamante de Referência em Atendimento – Ciclo 2024, prêmio conferido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pela...

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) realizou nesta terça-feira (18/2), às 19h, a palestra de abertura da segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. A aula inaugural foi conduzida pela secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, com o tema “Curitiba: Cidade Amiga do Idoso”. Para a secretária, o curso é uma resposta da prefeitura à alta demanda por profissionais habilitados nesse segmento, um mercado em verdadeira expansão.
“Curitiba tem o título de Cidade Amiga do Idoso por oferecer serviços diferenciados à população que está envelhecendo. Esse curso conta com profissionais qualificados no corpo docente, que atuam no Hospital do Idoso e têm condições de fazer a diferença na vida dos alunos”, destacou Tatiane Filipak.
O grupo de professores é formado por profissionais da saúde com especialização em geriatria e gerontologia, como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outras áreas de formação.
No programa do curso estão previstas aulas teóricas, visitas técnicas no Hospital Municipal do Idoso, além de aulas práticas. A nova turma já está completa, tem 32 alunos e as aulas serão realizadas às terça e quintas-feiras no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), no Pinheirinho.
Mais jovens
Hadassa Ester, 18 anos, é a aluna mais jovem do curso de Cuidador de Idosos. A motivação para a carreira veio da mãe, Jorselei Pereira, que cursou a primeira turma. Jorselei trabalha como cuidadora em tempo integral e demonstra orgulho pela escolha da filha. “Eu sempre trabalhei na área, já cuidei de crianças e hoje cuido de idosos”, explicou. “A Hadassa é muito responsável e viu uma oportunidade, em um mercado que está crescendo bastante”, explicou.
Segundo Camilla Ferreira de Lima, coordenadora do curso, a história de Hadassa reflete a da maioria dos alunos desta segunda turma. “São alunos cada vez mais jovens, que buscam formação profissional e até uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho”, avaliou. Em 2024, a aluna mais jovem tinha 32 anos. “Nesta nova turma, temos três alunos com menos de 30 anos”, comparou Camilla
Voltado à comunidade, o curso de cuidador de pessoa idosa é dividido em seis módulos, com 180 horas de formação. Tem ênfase na prática do cuidado e orientações em áreas como nutrição, higiene, noções de cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros.
Veja Também
Progressista lança Cida Borghetti pré-candidata ao governo e reforça o time para 2026
O Partido Progressistas, segunda maior força política do Paraná, depois do anúncio da ex-governadora Cida Borghetti como pré-candidata ao governo e do deputado Federal Pedro Lupion para o Senado nas eleições de 2026, agora também...
Ministra Gleisi Hoffmann recebe deputado Arilson e comitiva para discutir melhorias na BR-476
A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), ministra Gleisi Hoffmann, recebeu o deputado Arilson Chiorato e comitiva, que se reuniram em buscar de soluções para reduzir os alto índices de acidentes de...