O prefeito Eduardo Pimentel recebeu integrantes da comitiva dos chefes da missão adjuntos da União Europeia em Curitiba e tratou sobre futuras parcerias para a capital paranaense. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/5),...

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu integrantes da comitiva dos chefes da missão adjuntos da União Europeia em Curitiba e tratou sobre futuras parcerias para a capital paranaense. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/5), no Salão Nobre da Prefeitura. O grupo vai permanecer em Curitiba e também vai para Foz do Iguaçu, no Oeste. Também participaram da reunião os cônsules-honorários em Curitiba da Suécia, Espanha, Bélgica, Alemanha, Finlândia, França, Portugal e dos Países Baixos.
O prefeito afirmou que Curitiba está sempre aberta para fazer parcerias em todas as frentes, econômicas, culturais e de inovação para troca de ideias com os países da União Europeia.
- “Somos uma capital com braços abertos para o mundo. Nós fazemos contato direto com países, províncias e cidades do mundo porque é uma característica de Curitiba, gostamos dessa forma de trabalhar. Quero fazer missões internacionais e que minha equipe conheça novas ideias que estão dando certo em outros países”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
A missão em Curitiba é formada pelo chefe de missão adjunto da delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, e por chefes de missão das embaixadas da Polônia, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Croácia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal, Suécia, e Eslovênia.
Os chefes de missão adjunto são os cargos correlatos a um vice embaixador, sendo o segundo posto mais alto de uma Embaixada. A comitiva europeia também se encontrou com o governador Ratinho Júnior, nesta quarta-feira (21/5), e fará visitas a algumas fábricas da CIC, à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a pontos turísticos de Curitiba.
Parceria internacional
O chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, afirmou que o encontro reforça essa parceria internacional de Curitiba com as embaixadas e representações da União Europeia.
“Diante das fortes incertezas globais que vivemos, mais do que nunca é necessário reforçar nossa parceria histórica com a União Europeia, baseada nos valores comuns que compartilhamos”, afirmou Feijó.
União Europeia
A União Europeia (UE) é um bloco econômico constituído por 27 países europeus: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.
A população da União Europeia é formada por 449 milhões de pessoas.
Cidades-irmãs
Curitiba abriga a maior comunidade de descendentes poloneses do Brasil, somando cerca de 300 mil pessoas. Além disso, a capital paranaense tem irmandade com três cidades da União Europeia: Coimbra (Portugal), Cracóvia (Polônia) e Treviso (Itália).
Presenças
Também participaram da reunião os chefes de missão adjuntos das embaixadas da Polônia, Maciej Brodowicz; da Áustria, Judith Schildberger; da Bélgica, François Moureau; da República Tcheca, Pavel Šára; da Alemanha, Wolfgang Bindseil; da Espanha, Juan José Escobar Stemmann; da Finlândia, Iiris Hjelt; da França, Olivier Fontan; da Croácia, Gordana Prelcec Sermek; da Itália, Federico Ciattaglia; de Malta, Bernard Vella; dos Países Baixos, Afke Mulder; de Portugal, Cristina Isabel Domingos de Matos; da Suécia, Sten Engdahl; da Eslovênia, Jean Pierre Vonarb; o conselheiro para Assuntos Comerciais da delegação da União Europeia, Vicente Damian Lluna Taberner, e a assistente da delegação da União Europeia, Jéssica Vieira.
O vice-cônsul da Polônia em Curitiba, Mariusz Gitler; e os cônsules-honorários em Curitiba da Suécia, Isabela França; da Espanha, Blanca Hernando; da Bélgica, Lucia Casillo; da Alemanha, Andreas Hoffrichter; da Finlândia, Roseanne Fontana; da França, Antonio Fleischmann; de Portugal, André Bandeira; e dos Países Baixos, Robert de Ruijter, e o chefe interino do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Brasil no Paraná (Erepar), Paulo Pinheiro Machado, também participaram da reunião.
Veja Também
Primeira onda de frio chegará na próxima semana com termômetros perto de 0ºC
unho, mês do início do Inverno, vai chegar com temperaturas negativas no Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que vai...
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos de presidente, governador e prefeito
PEC acaba com a reeleição do Executivo, que terá mandato cinco anos, e senadores reduzirão o mandato de oito para cinco anos. A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas...