Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 6 de fevereiro de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel nesta quinta-feira (06/02) iniciou a operação conjunta para restabelecer e requalificar o centro de Curitiba, que foi ocupado nos últimos anos pelos usuários de drogas, tráfico, roubo e crimes.  

O prefeito disse, que vai redobrar o trabalho da Fundação de Assistência Social no acolhimento e encaminhamento das pessoas necessitadas, mas também vai reforçar a segurança nas ruas do centro da cidade com uma grande operação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Eduardo afirma que seu compromisso é trabalho, trabalho, trabalho: “Eu quero mostrar para a Curitiba que a minha administração vai ser 24 horas olhando para a cidade”, disse o prefeito.

O plano do prefeito é recuperar a vitalidade do centro da cidade, garantir as pessoas e empresários segurança. Investir em prédios antigos que estão abandonado e transformar em “república” moradia de estudantes, e vai garantir temporariamente aluguel social para pessoas sem moradias.

O vice-prefeito Paulo Martins, é o braço conservador do prefeito Eduardo Pimentel, e na oportunidade disse que morou no centro quando chegou do interior para Curitiba. Disse que sente feliz de estar diante do Paço da Liberdade, “algo que eu gosto e luto, que é a liberdade”, fazendo uma alusão ao período da pandemia que muitos curitibanos foram obrigados a ficar confinados em casa.

Evidente que uma pessoa que está em situação de dependência, no uso de droga, se destruindo, queimando pedra de crack, por exemplo, não possível que alguém ache isso normal, esse indivíduo precisa de tratamento, não está em condições de buscar ajuda, e, é responsabilidade do poder público o fazer.

Segundo Martins o centro é o coração da cidade, que pulsa e representa a história e a força por onde todos os moradores de alguma forma frequentam. O nosso centro não pode ser fraco e doente, precisamos de um centro forte como um coração pulsante.

Alguns vereadores de oposição, já fazem questionamento e críticas sobre as ações promovida pelo prefeito de Curitiba. O prefeito disse que não falta gente da oposição para se criticar e se levantar contra esse trabalho do bem, que vai resgatar vidas que sofrem devido o problema de saúde mental e física, que perambulam pelo centro, pessoas carentes, que serão acolhidas e abrigadas. Mas, também vai combater a criminalidade que tomou conta da região central da cidade.  

O secretário de Segurança, coronel Hudson Teixeira, disse que vai disponibilizar toda a força que for preciso para atender a população, e partir para cima do crime.

O prefeito definiu que a cada 15 dias vai despachar do centro da cidade, no Paço da Liberdade que já foi sede da Prefeitura ou no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, que são dois espaços próximos da área central da cidade.

Participaram do evento:

Prefeito Eduardo Pimentel com esposa Paula Mocellin Slaviero, vice Paulo Martins; vice governador Darci Piana; Secretário de Segurança Coronel Hudson Teixeira; deputada Delegada Tatiana, deputada Marcia Huçulak, deputado federal Professor Luizão; presidente da Câmara Municipal de Curitiba Tico Kusma; vereador Pastor Fernando Klinger, vereadora Carlise, e ver. Leonidas Dias; Superintendente do Diretran Bruno Pessuti, entre outras autoridades.

foto CuritibaNews

Veja Também

Novo CNU terá salários de R$ 9 mil a R$ 22 mil, diz ministra

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anúncio da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado. Ela também revelou que serão ofertadas vagas, especialmente, para as duas carreiras que foram criadas:...