O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, pretende divulgar a lista completa dos secretários municipais até o dia 20 de dezembro. Na conversa de bastidores, na prefeitura de Curitiba, já se especulam alguns nomes, mas...
As obras da construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram a marca de 22,6% de execução. Os dados são do boletim mensal de obras do mês de setembro. Nesse período os trabalhos de infraestrutura estiveram concentrados na execução das estacas, que envolvem as atividades de cravação, escavação e concretagem. Além disso, ocorre simultaneamente a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das vigas travessas do trecho pré-moldado.
Até o momento, foram 20 estacas concluídas, sendo 11 no trecho estaiado e nove no trecho pré-moldado. Ao todo, são 64 estacas, com 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Foram 23 vigas longarinas fabricadas, de um total de 160 vigas previstas para a obra.
Na execução das vigas travessas que receberão as vigas longarinas, foi registrado o número de duas travessas finalizadas e duas em andamento. Ao total, serão 22 vigas travessas, que fazem parte da estrutura da ponte. De acordo com o projeto executivo, serão 20 travessas construídas no trecho pré-moldado e duas travessas nos apoios laterais do trecho estaiado.
Segundo a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, as obras são realizadas dentro de um cronograma, e estão até o momento, executadas de acordo com o prazo estabelecido. “Concluímos mais uma etapa dentro do nosso cronograma de obras com êxito. Seguimos todos os critérios com rigor de qualidade, eficiência e segurança. Com isso, trabalhamos para que a Ponte de Guaratuba seja um marco do progresso e desenvolvimento na vida da população do litoral paranaense e dos visitantes”, destaca.
Durante o mês de setembro, no canteiro de obras operacional, foi realizada também a continuidade das atividades preliminares para instalação da treliça lançadeira. O equipamento, que vai garantir ainda mais agilidade à obra, tem a função de realizar o deslocamento de vigas longarinas desde o canteiro até os respectivos apoios.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO – Desde o dia 9 de setembro, o tráfego de veículos na Avenida Antônio dos Santos Miranda, na região do Morro das Caieiras, em Guaratuba, passou por alterações em razão das obras de acesso à Ponte de Guaratuba.
Dentre as mudanças no trânsito, estão a implementação do sentido único na Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, além de uma faixa única exclusiva de acesso aos moradores até o bairro de Caieiras.
PONTE – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. A previsão de entrega da obra é abril de 2026.
Segundo os dados do relatório de acompanhamento da obra, sobre o mês de setembro, o contrato registrou um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 87.585.315,71.
Uma das obras mais esperadas pela população paranaense, a construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar o site https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/.
Veja Também
Rafael Greca e Eduardo Pimentel recebem a nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, receberam no Palácio Solar 29 de Março a desembargadora Lidia Maejima, que foi recentemente eleita presidente do Tribunal de...
Parque Tanguá completa 28 anos com uma das vistas e pôr do sol mais bonitos de Curitiba
Considerado um dos parques mais bonitos da cidade e com o pôr do sol mais exuberante de Curitiba, o Parque Tanguá completa 28 anos neste sábado (23/11). Criado pelo prefeito Rafael Greca na sua primeira gestão, em...