Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 14 de novembro de 2024

Em 14 de março, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel entregaram a Curitiba o Pinhão Hub, marcando a materialização de um ponto de encontro do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

Nesta quinta-feira (14/11), em que o espaço instalado no Engenho da Inovação completa oito meses de funcionamento, o hub não só cumpre a proposta inicial de reunir, fisicamente, os atores do ecossistema (startups, empresas de tecnologia, investidores e pesquisadores) como também tem inspirado outros projetos em seu entorno, no bairro Rebouças.

“O êxito do Pinhão Hub é um dos exemplos de projetos que a Prefeitura tirou do papel e que mostram porque Curitiba foi eleita a cidade e a comunidade mais inteligente do mundo. De antigo moinho de trigo, no bairro que foi o primeiro polo industrial da cidade, fez-se o Engenho da Inovação. Nascido em 2017, foi o primeiro passo para efetivar, este ano, o local como coração do Vale do Pinhão”, afirma o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, Dario Paixão.

Gerenciado pela Agência Curitiba, o empreendimento oferece pacotes para empresas e startups se tornarem residentes, com benefícios extras, como mentorias, consultorias, participações nos eventos do Vale do Pinhão.

Vizinhança inovadora

O Pinhão Hub já atraiu pelo menos dois novos empreendimentos à vizinhança: a Fabrica de Ideias, em fase de criação pelo Governo do Estado, e o Verse360, empreedimento da iniciativa privada voltado à inovação no Rebouças, inspirado no Distrito 22@, bairro de Barcelona (Espanha).

O primeiro está sendo instalado na antiga fábrica da Ambev e vai reforçar o ambiente voltado para a inovação, tecnologia e economia criativa no bairro.

Já o Verse360 está sendo construído pela iniciativa privada, com 12 pavimentos de espaços para trabalho, moradia, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional e diversão. O projeto foi contemplado pela Nova Lei de Zoneamento de Curitiba, de 2020, que prevê permissões específicas para a região do Vale do Pinhão.

Inteligência Artificial

O espaço também sediou debates os rumos da Inteligência Artificial com especialistas de big techs como Oge Marques, gerente de Engajamento de Pesquisadores Estratégicos da Nvidia (líder mundial em Computação de Inteligência) e Nico Andrade, gerente para a América Latina e Caribe da OpenIA, que desenvolveu o popular ChatGPT.

Entre as ações da Secretaria Inteligência Artificial, foi realizada uma reunião que atraiu 56 empresas, com avanços para o ecossitema, como a criação do cluster de IA no Vale do Pinhão, para avanços nesse setor. 

Uma reunião da Secretaria de IA atraiu 56 empresas, que criaram cluster de IA do Vale

Espaço movimentado

Atualmente, o Pinhão Hub tem como residentes 28 empresas, startups e investidores, que ocupam 57 espaços de trabalho em dois dos três andares do Pinhão Hub, num ambiente de coworking, de trocas de informações, insights, estreitando relacionamentos para novas parcerias em projetos e negócios.

São residentes do Pinhão Hub: Grandi Holding, Zero Um – Obra Prima, Munai, ICI, GoOn, Clear Chat, Algar Telecom, Quantika, Nerdweb, Westwood, Infoworker, Pixel, Direção Estacionamentos, Deixe Fluir, Easy360, Chavi, EVA, Partuu, Telesapiens, People Brasil, Oystr, WeOn, Grassi Mendes Advogados, Ricardo Pontes, Nathaly Aparecida Cantoni, Inundaweb, GenialNet.

Desde a inauguração, foram 16 eventos corporativos no Pinhão Hub, de empresas como Renault, Exxon Mobil, Obra Prima, Algar Telecom, Eletrolux, Ebanx, Olist, Khisa, Apolar, Intelia, Go On, Nerdweb e ICI e Munai,

Também serviu de locação para a gravação de comercial de macarrão instantâneo, de um episódio do Rocket RPC, reality show de inovação da Rede Paranaense de Televisão (RPC) e recebeu a Feira do Vinil e cursos da 41ª Oficina de Música de Curitiba.

Para todos

A Agência Curitiba já recebeu no hub 16 comitivas de agentes públicos e privados vindas de Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros estados, além de visitantes da  Alemanha, Hungria, México, Ucrânia, Argentina, Canadá, Holanda, Portugal. Também fez aulas sobre inovação para estudantes universitários de Curitiba, Mandirituba e Prudentópolis (PR), Brusque (SC), Passo Fundo RS) e São Luis (MA).

O centro de inovação curitibano também é anfitrião de cursos, palestras, workshops, encontros de negócios realizados pelos programas de empreendedorismo e inovação da Prefeitura gerenciados pela Agência Curitiba (Invest Curitiba, a Escola de Inovação e o Tecnoparque), que são ofertados gratuitamente a todos os curitibanos e moradores da RMC.

Entre eles, Paiol Digital Especial Mulheres; a fase classificatória do Pitch Live Vale do Pinhão, a aula inaugural do Bom Negócio, a Feira da Empreendedora Curitibana e ciclos do programa de mentorias.

Próximos passos

Entre os projetos para tornar o Pinhão Hub ainda mais relevante para o ecossistema, a Agência Curitiba tem alguns planos, como a instalação de um ponto de café e um mini mercado inteligente, para os usuários. Também visa tornar o Pinhão Hub em Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), oferecendo à cidade mais um ponto de incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

Veja Também