Na proposta estão artigo 53 da Constituição Federal que prevê punições a integrantes da Suprema Corte, que eventualmente desrespeitar o princípio da imunidade parlamentar O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinou uma Proposta...

Segundo os dados levantado pela Paraná Pesquisa, que foi divulgada nesta terça (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.
O levantamento aponta uma queda de Lula acima da margem de erro, embora com uma diferença bastante apertada, mas já não mais um empate técnico. No entanto, Bolsonaro segue inelegível pela Justiça Eleitoral e sem uma perspectiva imediata de reverter a condenação.
A nova rodada do Paraná Pesquisas também já mostra um avanço da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de segundo turno, à frente de Lula em um empate técnico.
PT libera reeleição e retoma voto direto para escolha do presidente do partido
A queda de Lula é reflexo do aumento da desaprovação ao governo, como vem se revelando nas últimas semanas, e que já mexe com o xadrez político na tentativa do governo de blindar Lula e evitar que partidos do centrão migrem para a direita.
Por outro lado, Lula ainda desponta em alguns cenários pesquisados, mas não consegue fazer o ministro Fernando Haddad (Fazenda) como sucessor. O petista é considerado o nome natural para substituí-lo caso deixe de concorrer à reeleição no ano que vem.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.010 eleitores em 162 municípios de 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com índice de confiança de 95%.
Confira o quadro abaixo o que revela o novo levantamento do Paraná Pesquisas:
Segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro:
Jair Bolsonaro (PL): 45,1% – margem de erro entre 47,3% e 42,9%;
Lula (PT): 40,2% – margem de erro entre 42,4% e 38%;
Nenhum/branco/nulo: 10,7%;
Não sabe/não opinou: 4%.
Segundo turno entre Lula e Michelle Bolsonaro:
Michelle Bolsonaro (PL): 42,9% – margem de erro entre 45,1% e 40,7%;
Lula (PT): 40,5% – margem de erro entre 42,7% e 38,3%;
Nenhum/branco/nulo: 12,4%;
Não sabe/não opinou: 4,2%.
Segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freiras:
Ao disputar com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), candidato da direita apontado como sucessor de Bolsonaro, Lula segue à frente, mas empatado na margem de erro:
Lula (PT): 41,1% – margem de erro entre 43,9% e 38,9%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40,8% – margem de erro entre 43% e 38,6%;
Nenhum/branco/nulo: 13,6%;
Não sabe/não opinou: 4,5%.
Em outro cenário estimulado pelo Paraná Pesquisas, o ex-presidente supera Lula, mas também com empate técnico dentro da margem de erro:
Veja Também
Frio aquece o turismo paranaense com tradições culturais, arraiás, festas da tainha e do feijão
O frio chega ao Paraná com alguns municípios já registrando temperaturas próximas de 0º. O clima é um convite aos turistas amantes das temperaturas mais baixas, que podem aproveitar inúmeras atrações ligadas à cultura e...
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos e suplementa a cana-de-açúcar na entressafra
O milho deixou de ser apenas insumo para ração animal ou produto de exportação. Agora, também é combustível. O etanol de milho vem se consolidando como uma alternativa sustentável, rentável e estratégica para o abastecimento...