Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 18 de outubro de 2024

O candidato Eduardo Pimentel, na entrevista ao site do Plural, na noite desta quarta-feira (16/10), o disse que a desintegração do transporte coletivo poderá prejudicar os que moram mais longe. O candidato à Prefeitura de Curitiba criticou a Cristina Graeml, que quer um sistema de cobrança da tarifa do transporte público por quilômetro rodado, ou seja, o cidadão que mora em bairros mais afastados do Centro pagaria bem mais mais pela passagem de ônibus. Isso iria acabar com a tarifa única na cidade, que foi implantada em 1980 pelo então prefeito Jaime Lerner.

Na verdade o sistema de transporte coletivo da cidade é dinâmico e necessita de constante ajuste para atender as reais necessidades dos cidadãos.

Na opinião do Eduardo a proposta da Cristina é absurda: “Acho uma barbaridade essa proposta de pagar a passagem por quilômetro rodado. Isso não tem cabimento e vai contra a integração do transporte coletivo de Curitiba, que é referência no Brasil e no mundo. É um absurdo e mostra o total desconhecimento da gestão de uma cidade”.

Eduardo explicou que a proposta da Cristina está registrada no plano de seu governo, na página 45. “Quem vai do Batel ao Centro vai pagar pouco, quem vai vir do Tatuquara, Sítio Cercado, do Boqueirão, do Campo de Santana, do Atuba, do Bairro Alto, do Cajuru, do Santa Cândida vai pagar mais o transporte coletivo para chegar até o Centro. Que administração é essa? Vai privilegiar só o Centro da cidade e está punindo o trabalhador e a trabalhadora que estão nas pontas da cidade e que precisam vir todos os dias para o Centro”, questionou Eduardo.

Cristina Graeml, rebate essas críticas, e diz que o sistema de cobrança da tarifa do transporte público por quilômetro rodado será mais justo, ou seja, o cidadão que mora em bairros mais perto do centro e vai pagar menos, e os que moram mais longe não vai pagar mais. Ela explica que os valores para quem mora mais longe serão os mesmos de hoje. Cristina disse que na sua gestão o sistema será melhor gerenciado, e a prefeitura vai fazer novas licitações e contratar mais empresas, e serão contempladas aquelas que oferecer o melhor serviço pelo menor custo. Fonte: Campanha Eduardo Pimentel

Veja Também