O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, pretende divulgar a lista completa dos secretários municipais até o dia 20 de dezembro. Na conversa de bastidores, na prefeitura de Curitiba, já se especulam alguns nomes, mas...
Ney Leprevost é um homem sério, introspectivo e, por incrível que pareça, meio encabulado
Suas principais atividades de lazer são: a leitura de biografias de grandes líderes históricos, assistir filmes com a esposa Carina e o filho Pedro de 13 anos, e caminhar pelas ruas de Santa Felicidade, bairro onde mora, ou do Centro de Curitiba, as vezes calçando chinelos Havaianas.
Na Assembleia Legislativa; conversa pouco no plenário, não costuma ir às festas de políticos e raramente aparece em eventos chapa branca.
É sabido no meio político que Leprevost tem aversão a articulações partidárias e que como gestor é eficiente, austero e implacável contra falhas éticas na administração pública.
Com hábitos simples, memória fotográfica e vasta cultura, é considerado um dos maiores tribunos da política do Paraná.
Não é a toa que foi 3 vezes vereador de Curitiba; secretário de Esporte e Turismo no governo Jaime Lerner; secretário de Justiça, Família e Trabalho no governo Ratinho Junior; deputado federal e 4 vezes deputado estadual, sempre ficando entre os mais votados .
Muito atencioso com as pessoas humildes, já pegou brigas feias com poderosos da política paranaense.
Sua mãe, Jussara Abrão Leprevost, conta que: “Desde criança, o Ney foi focado na política e na comunicação social. Ele era muito tímido, passava os finais de semana lendo todos os tipos de livros que você pode imaginar. Enquanto meus outros filhos iam jogar bola, ele, com apenas 13 anos, pegava ônibus de manhã cedo e ia trabalhar fazendo reportagens de rádio”.
“Um dia eu estava em casa, cuidando do meu filho mais novo, o Ney foi andar de bicicleta na praça em frente à Escola Nice Braga, no bairro Santa Quitéria. De repente, escuto a voz dele bem alta: Ele estava discursando em um comício do MDB. Um piá de 12 anos! Não tem cabimento uma coisa destas”, conta a mãe.
Incrivelmente, Ney também é considerado um dos políticos mais carismáticos do Paraná. “Ele é impressionante no corpo a corpo com os eleitores. É muito simpático com o povo”, conta o jovem colega de partido Felipe Francischini, deputado federal.
“Ele tem hiper foco, em gente. As vezes acordo com barulho dele as 3 da manhã respondendo solicitações de eleitores no WhatsApp. Peço pra ele descansar mais, se divertir um pouco, mas não tem jeito. Ele só é feliz trrabalhando por gente humilde”, revela a esposa Carina.
Uma amostra de como é surpreendente a personalidade de Ney Leprevost, foi seu comportamento na quinta feira passada, em um evento no teatro Guaíra. Em primeiro lugar porque sem ajuda de nenhuma grande rede de comunicações, com artistas curitibanos, ele consegui lotar a plateia do Guairão.
Mas, o mais impressionante, foi sua desenvoltura quando, devido às chuvas que castigaram a cidade, houve uma falha no som de um dos espetáculos. Simplesmente ele levantou da plateia, subiu no palco, contornou a situação e segurou o público como se fosse um verdadeiro animador de auditório. Não seria exagero dizer que Ney parecia um “Silvio Santos versão curitibana”.
“O deputado Ney é muito sério no trabalho, perfeccionista, até meio brabo… Mas basta ele ter contato com as pessoas do povo que o espírito dele muda completamente. Fica em uma alegria sem fim. Ele é movido a energia de gente”, confidencia o assessor Luiz Guilherme.
Espetáculo “Famílias Unidas pela Saúde das Crianças” lota plateia do Guairão em prol dos hospitais que combatem o câncer
Sem gastar um único centavo de dinheiro público, a Frente Parlamentar da Medicina, coordenada pelo deputado Ney Leprevost, conseguiu lotar a plateia do Teatro Guaíra em um evento beneficente em prol dos hospitais, realizado na noite de quinta-feira da semana passada, 23 de novembro, em parceria com a Associação Médica do Paraná.
Nem a chuva contínua e o transtorno causado pelos alagamentos na região central de Curitiba, desanimaram o público que compareceu em peso para assistir o espetáculo “Famílias Unidas pela Saúde das Crianças”, com apresentações da dupla sertaneja Willian e Renan; de Rogério Cordoni, o Elvis de Curitiba; dos consagrados cantores de músicas católicas, Álvaro e Daniel; do show natalino “Os Noeletes”; do musical Wandinha; de artistas circenses e de robôs de LED.
Todos artistas se apresentaram de graça, sem cobrar cachê. “Isto chama-se credibilidade, os artistas paranaenses sabem que as instituições que nós apoiamos são sérias e querem ajudá-las. Devemos gratidão a eles. A cada evento aprendemos um pouco mais e queremos fazer pelo menos dois destes por ano”, afirma Ney Leprevost, idealizador do evento e coordenador da Frente Parlamentar da Medicina da Assembleia Legislativa do Paraná.
Em prol do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, do Hospital Onco Pediátrico Erastinho e da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), o espetáculo “Famílias Paranaenses Unidas pela Saúde das Crianças” arrecadou latas de leite em pó, pacotes de fraldas descartáveis e brinquedos novos para as crianças atendidas por estas instituições de saúde.
Além dos espetáculos, o evento teve ainda o anúncio, feito pelo deputado Ney Leprevost, do repasse de mais uma emenda federal de sua autoria no valor de R$ 2,5 milhões de reais para o Hospital Oncopediátrico Erastinho, o que arrancou aplausos efusivos da plateia.
O momento mais emocionante do evento, foi quando os cantores Álvaro e Daniel, antes de cantarem a música Hallelujah, de Leonard Cohen, fizeram a platéia rezar e arrancaram lágrimas de emoção de Ney.
“Quero agradecer a direção do Teatro Guaíra, todos apoiadores, voluntários e, principalmente, as pessoas que compareceram mesmo com esta noite chuvosa e lotaram a plateia do Teatro Guaíra para ajudar nesta causa tão nobre. Peço desculpas por não termos podido entregar mais ingressos para este espetáculo. Porém, como o evento é também para crianças, entendemos como uma iniciativa responsável, não encher os balcões superiores do teatro”, afirmou Ney.
O doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná; o vereador Alexandre Leprevost, presidente da Comissão de Saúde de Curitiba; Carina Zanier, presidente de honra do Instituto Dr. Ney Leprevost; além dos diretores das instituições de saúde beneficiadas, acompanharam o espetáculo que durou das 19h45 até as 22h30.
Ao contrário dos recentes shows ocorridos no Rio de Janeiro, o tempo todo a organização do evento forneceu água de graça para o público .
“Quem faz o bem, faz a diferença. Nós precisamos conscientizar toda sociedade de que o câncer infantil tem cura e que o diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou Leprevost.
(Texto – jornalista Rodrigo França)
Veja Também
Rafael Greca e Eduardo Pimentel recebem a nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, receberam no Palácio Solar 29 de Março a desembargadora Lidia Maejima, que foi recentemente eleita presidente do Tribunal de...
Parque Tanguá completa 28 anos com uma das vistas e pôr do sol mais bonitos de Curitiba
Considerado um dos parques mais bonitos da cidade e com o pôr do sol mais exuberante de Curitiba, o Parque Tanguá completa 28 anos neste sábado (23/11). Criado pelo prefeito Rafael Greca na sua primeira gestão, em...