Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 8 de maio de 2025

Cardeais elegem Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica, que assume como papa Leão XIV.

O cardeal Robert Francis Prevost,  foi eleito nesta quinta-feira (08),  com 2/3 dos votos necessários dos 131 cardeais votantes.

O presidente Trump parabeniza Leão XIV: “É uma grande honra, o primeiro papa americano”.

O novo papa é um Norte Americano, nascido em Chicago-EUA, terá muito desafio pela frente.

Nos EUA os católicos representam entorno de 25% da população, e a igreja nas últimas décadas enfrentou uma série de escândalo de pedofilia e abusos sexuais por parte de padres e bispos.

O que o povo espera do novo papa Americano?

Os principais desafios que Leão XIV, o novo papa, vai enfrentar serão do ajuste das combalidas finanças do Vaticano à difícil tarefa de restaurar a unidade de uma Igreja, que vive um momento ímpar de polarização política e dogmática.

Entre os desafios complexos que o novo papa terá pela frente estão a queda no número de fiéis em muitos países ocidentais e a carência de padres em regiões como África e Ásia, que exigindo atenção a realidades culturais muito diferentes.

Por outro lado, Leão XIV terá a missão de debater temas sensíveis e demandas de grupos diversos – de tradicionalistas e conservadores a reformistas e progressistas –, que vão desde as restrições à chamada missa tridentina até mudanças complexas que podem entrar em choque com a doutrina católica.

Veja Também