Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 28 de abril de 2025

O deputado Goura, durante a seção da Assembleia Legislativa, apresentou várias denúncias gravíssimas contra a empresa Viação Graciosa, que foi autuada em menos de uns anos, mais de 10 vezes pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná por defeitos em equipamentos.

O poder público não pode negligenciar ou ser omisso, e, esperar acontecer uma tragédia com vítimas fatais, para tomar uma decisão que garanta a segurança dos passageiros e motoristas, que utilizam esse transporte.

Fato é que existe apenas uma empresa de ônibus que faz o transporte de passageiros entre Curitiba e as cidades do Litoral Paranaense, sem concorrência a qualidade do serviço fica muito abaixo do ideal. Diante da situação o governo do Paraná, por meio do DER deveria cassar a concessão desta empresa e abrir licitações, para novas empresas de ônibus atender os municipios do litoral paranaense.

O aumento do número de autuações nos últimos meses reflete o crescimento das denúncias feitas por usuários nesse período, em especial nas redes sociais, que relatam por meio de dezenas de vídeos, situações recorrentes de falhas mecânicas como perda de rodas, freios e escapamento, incêndios, além de superlotação, atrasos constantes e falta de higiene nos ônibus em praticamente todas as linhas.

Além de expor a situação na Alep, o deputado Goura oficiou o DER, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Procon-PR para que tomem providências a respeito das denúncias. Goura anexou aos ofícios um dossiê com 25 registros de falhas mecânicas ocorridas entre 2 de agosto de 2024 e 10 de fevereiro de 2025. 

Segundo o deputado Goura, foram vários relatos de motoristas da empresa e usuários do transporte rodoviário que demonstram a situação de calamidade e risco a que são expostos. O deputado disse não revelar os momes dos denunciantes por uma questão de sigilo e evitar represalhas contra os funcionários.

Veja Também