Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 4 de dezembro de 2024

Na próxima quinta-feira (5/12), a Itaipu Binacional e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) assinarão um Acordo de Cooperação Técnica voltado ao desenvolvimento sustentável da pesca artesanal e da aquicultura na região prioritária de atuação da usina, que compreende os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

A parceria busca fortalecer a gestão dessas atividades por meio de regularização de áreas aquícolas, incentivo à aquicultura familiar e valorização da pesca artesanal. O acordo prevê ainda a realização de estudos técnicos e eventos sobre zoneamento aquícola, capacidade produtiva do reservatório e os impactos socioeconômicos e ambientais.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a relevância do acordo como um marco para a pesca e a aquicultura do País. “Nosso objetivo é transformar desafios em oportunidades e construir um modelo de produção sustentável, que gere renda e mais qualidade de vida para as comunidades da região”.

De acordo com o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, a Itaipu tem como princípio alinhar a geração de energia com a responsabilidade social e ambiental, beneficiando as comunidades que vivem ao redor do reservatório.

Pescador no reservatório. Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional

Veja Também

PROFESSOR DA UFPR APRESENTA PROPOSTA: PARANÁ 3ª ECONOMIA

O professor Francisco Carvalho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi recebido pelo secretário do Desenvolvimento Guto Silva, para apresentar o seu projeto Paraná 3ª Economia. Segundo o professor, o estado do Paraná é por...