Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 8 de maio de 2025

A chaminé da Capela Sistina, desta vez fumegou a tão esperada fumaça branca, início desta tarde de quinta-feira (8), sinalizando que os 133 cardeais reunidos no Vaticano elegeram um novo papa. A palavra “papa” tem origem grega “pappas”, que significa “pai, patriarca”. No catolicismo o papa é o lider separado para servir a Deus, por isso chamado de “Santo Padre”.

Embora, o apóstulo Pedro não pertencesse a organização católica, a igreja o considera como primeiro pontífice, e o papa seu sucessor.

A escolha do novo pontífice se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase. A expectativa dos fiéis é que novo papa apareça na janela central da Basílica de São Pedro, seguindo o rito tradicional.

A principal atribuição de um papa é évangelizar, ensinar a fé cristã, interpretar o Evangelho e garantir a unidade da Igreja. O papa elabora documentos sobre questões doutrinárias e morais para orientar os fiéis, direcioná-los ou informar sobre mudanças na Igreja. O papa também tem a palavra final nomear personalidades religiosas na categoria de categoria de “beatos” ou “santos” e pode convocar sínodos (reunião mundial entre laicos e religiosos) para discutir questões específicas.

A organização da estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana, segue a mesma dos antigos impérios, sendo o cargo mais alto é ocupado pelo papa (Imperador). Abaixo dele, outras posições formam a hierarquia, sendo que o cardeal corresponde ao segundo cargo mais alto (reis ou principes). Por estarem abaixo somente do papa, eles são conhecidos como “príncipes da Igreja”. Nesta linha, os arcebispos da igreja, são governadores da província, dentro da divisão política da instituição.

Veja Também