O Circuito Gastronômico de Matinhos, aberto nesta semana, vai movimentar o Litoral do Paraná nos próximos 60 dias. Também chamado de “Festival do Camarão”, a segunda edição do evento acontece até o dia 1º de...

Foguetes, robôs, jogos, maquetes, foguetes e experimentos. Esses e outros trabalhos de estudantes da rede municipal de ensino estão em exposição na Feira de Ciências e Tecnologia, no Salão de Atos do Parque Barigui, aberta nesta segunda-feira (11/11) com a presença do prefeito em exercício Eduardo Pimentel.
“É uma imensa alegria estar aqui para conhecer tantos trabalhos excelentes. Aproveito para reafirmar meu compromisso com a educação como prioridade, com o tempo integral para atender nossos estudantes”, disse Eduardo.

A feira vai até quinta (14/11), com a participação de quatro mil estudantes por dia. A comunidade também pode visitar o espaço e a entrada é de graça.
“Escola também é lugar de fazer ciências. Aprender é a centelha que preserva viva a esperança de um amanhã repleto de possibilidades”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila
Um dos trabalhos em exposição é dos estudantes da Escola Municipal Francisco Frischmann, no Pinheirinho. Preocupados com o descarte incorreto de lixo eletrônico, as crianças resolveram orientar a população do bairro.
“As pessoas estragam a natureza se jogarem baterias no lixo comum”, ensinou Sophia de Souza.
A colega Alice Fonseca contou que adora pesquisar e adora ciência. “É muito importante entender como as coisas funcionam”, disse a menina.
Mostra de foguetes
A proposição da Feira de Ciências e Tecnologia de Curitiba é resultado de uma discussão coletiva que surgiu na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileiras para o Progresso da Ciência (SBPC), de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná, quando quatro mil curitibinhas e seus professores participaram, expondo 50 trabalhos.
“Curitiba tem se destacado internacionalmente como cidade inteligente educadora, um conceito que reflete o compromisso com a educação integral dos seus estudantes e a promoção de um ambiente que valoriza e estimula o aprendizado ao longo da vida. Promover eventos de divulgação científica, como essa feira, alinha-se perfeitamente com essa ideia, reforçando a posição da cidade como um exemplo de inovação e excelência educacional”, explicou a secretária.
Presenças
Também prestigiaram o evento a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; os superintendentes da Educação, Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); o professor Júlio Gomes, representando o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; o coordenador Institucional do Napi Paraná Faz Ciência UFPR, Rodrigo Arantes Reis; chefes dos núcleos regionais da Educação; e os vereadores Márcio Barros, entre outros.
Veja Também
Zoológico de Curitiba ganha recinto para reprodução muriquis, espécie em perigo de extinção
Há cinco dias, o casal de macacos mono-carvoeiros (muriquis-do-sul) Monaliza e Roger Federer habita o novo recinto que a Prefeitura de Curitiba construiu no Zoológico Municipal. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Pimentel no...
Câmara aprova projeto que prevê medidas reciprocidade contra tarifas de outros países
Proposta autoriza medidas de reciprocidade no comércio exterior seguindo a pauta do Senado, agora o projeto de lei segue para sanção do presidente da República. O tarifaço de Trump poderá ajudar o Brasil a regular...