O prefeito Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (16/5), deu a largada oficial da Copa do Mundo de Escalada Esportiva e coloca Curitiba na história do esporte mundial. É a primeira vez que uma etapa do campeonato,...

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) nesta manhã de segunda-feira (17), inicia a ação conjunta entre a prefeitura e governo do estado, com a Operação Integrada de Centro Seguro, na Praça Generoso Marques, que vai fortalecer a segurança da região central da cidade.
Ao todo, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçarão o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Centro Seguro envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
O prefeito destacou que a revitalização do Centro será feita em três etapas. As obras de infraestrutura, de calçada, de ruas já começaram. Hoje, tem início o trabalho para a troca de 1.700 luminárias convencionais por LED em 52 ruas. “Mas temos duas ações prioritárias para a população, a primeira é o atendimento e o acolhimento à pessoa em situação de rua, para o qual nós dobramos o efetivo, com novos agentes e veículos”, explicou o prefeito.
Como vai funcionar
A Operação Centro Seguro terá caráter permanente, com reforço nos horários e áreas mais vulneráveis da região central, previamente mapeadas pelas forças de segurança. A operação será dividida em fases. O foco inicial é a identificação de criminosos e no combate aos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que são mais recorrentes na área.
As ações incluem o cumprimento de mandados, patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito e táticos, abordagens policiais, fiscalização de veículos e pessoas, além de acolhimento social para pessoas em situação de rua.
A Guarda Municipal fará patrulhamentos na área central de Curitiba e a Fundação de Ação Social atuará no acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo tratamento e abrigo. Serão oito equipes circulando por toda a área central. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensificará os serviços de limpeza e manutenção dos espaços públicos.
A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, a Polícia Civil pelas ações de inteligência e a Polícia Penal pelo monitoramento de pessoas privadas de liberdade com tornozeleira eletrônica.
Além disso, a Superintendência de Trânsito Municipal de Curitiba (Setran) fará a fiscalização do trânsito na área e nas imediações.
A operação também conta com o apoio do Ministério Público e do Conselho Comunitário de Segurança.
As Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) também serão ampliadas, com inspeções em estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento das normas de segurança, salubridade e tranquilidade. (Fonte: SMCS; Foto: CuritibaNews).
Veja Também
Marché du Film: Paraná no maior evento audiovisual do mundo na França
O Paraná está presente na edição de 2025 do Marché du Film, o maior mercado audiovisual do mundo, realizado paralelamente ao tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França. Neste ano histórico, em que o...
Marcha para Jesus em Curitiba terá alterações no trânsito, na sexta e no sábado
A 30ª edição da Marcha para Jesus, terá alterações no trânsito de diversas ruas da área central de Curitiba neste final de semana. A partir das 13h30 os participantes vão se reunir na Praça 19...