O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), em entrevista coletiva anúnciou as novas regras e punições do Conselho de Ética. O novo Código irá tramitar como Projeto de Resolução, passando pela Comissão de Constituição...

A Defesa Civil Estadual alerta para a ocorrência de tempestades severas e vendavais a partir desta terça-feira (27) no Paraná, seguindo até a madrugada de quarta-feira (28). As tempestades antecedem o frio inenso que pode levar as temeraturas para a faixa de 0ºC. A frente fria que provocará as condições está prevista para chegar ao Estado na tarde de terça-feira, com os primeiros impactos previstos na região Oeste, próximo às fronteiras com o Paraguai e a Argentina, progredindo depois para as demais regiões.
De acordo com as previsões, além das tempestades, os ventos podem chegar de 60 e 70 km/h, com rajadas ocasionais superiores a 70 km/h. Após a passagem do sistema, uma massa de ar polar provocará queda acentuada nas temperaturas, com frio intenso se estendendo até o fim de semana.
Na quinta (29) e sexta-feira (30), as temperaturas mínimas devem atingir valores próximos ou inferiores a 0°C nas regiões Sudoeste, Oeste, Centro, Campos Gerais, Sul e na Grande Curitiba, com possibilidade de geadas. No Norte do Estado, os termômetros devem registrar mínimas em torno de 5°C, com ocorrência de geada fraca.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Paraná reforça seu apoio aos municípios e já disponibilizou às prefeituras protocolos orientativos que podem auxiliar nesse momento.
A orientação para a população é permanecer atenta e se cadastrar para receber os alertas, disponíveis para WhatsApp, Tegram e SMS. Em qualquer situação de perigo o cidadão deve buscar se abrigar em local seguro e, em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil municipal pelo 199 ou outro telefone disponibilizado pela prefeitura.
FRIO – Na quinta-feira (29) os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas. O frio será ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Na RMC temperatura deve chegar a 1°C, mas nas outras três regiões podem ocorrer temperaturas negativas, pontualmente.
“Na quinta-feira há previsão de geada de fraca a moderada intensidade nos Campos Gerais. Na sexta-feira o risco é elevado para a geada, principalmente na região Centro-Sul, com moderada intensidade pegando o Sudoeste, a região Central, os Campos Gerais, a região Sudeste e Metropolitana de Curitiba. No Oeste e na faixa Norte do Estado a chance é baixa, mas não está descartada”, afirma Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
A previsão fica mais precisa quanto mais próxima da data verificada. Por conta disso, o Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site do Simepar que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná. O Alerta Geada é um serviço realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento (SEAB).
Veja Também
Itaipu Parquetec abre caminho para um turismo mais inteligente e sustentável
Com experimentação em ambiente real, mentorias especializadas e aportes de até R$ 100 mil O turismo nacional ganha um reforço estratégico rumo à inovação. O Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional, lançou o...
Aumento da presença de Influenza nos exames do Lacen reforça importância da vacina
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o avanço da presença do vírus Influenza nas amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). De acordo com os exames processados entre o...