Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 13 de fevereiro de 2025

Quem precisa de credencial de estacionamento para idoso ou para pessoa com deficiência (PCD) agora pode fazer tudo de maneira mais fácil, sem sair de casa. A versão digital da credencial pode ser obtida no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo é 100% online, sem a necessidade de deslocamentos, trazendo mais praticidade para os beneficiários.

Segundo o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, o serviço passou a ser ofertado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) desde o fim do ano passado. “É mais uma facilidade para o usuário. Mas para quem tem dificuldades de acesso ou de manusear o aplicativo, o atendimento presencial continua disponível na sede da Setran”, explicou Pessuti. A Setran fica na Avenida Senador Souza Naves, 312 – Alto da XV.

O documento, que antes era emitido exclusivamente por órgãos estaduais e municipais, agora é válido em todo o território nacional. As credenciais emitidas anteriormente pelos órgãos estaduais e municipais continuam válidas e podem ser utilizadas normalmente. 

A credencial também pode ser obtida na versão impressa, pelo Portal da Senatran

O que é preciso

Para os idosos, basta ter 60 anos ou mais. As pessoas com deficiência precisam estar cadastradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. 

Ao solicitar a credencial, o cidadão precisa vinculá-la a um veículo, seja de sua propriedade ou de terceiros. A vinculação poderá ser alterada conforme a necessidade. 

Saiba como fazer 

Para emitir a credencial no aplicativo CDT, o usuário deve acessar a aba “Condutor”, selecionar “Credencial de Estacionamento” e escolher entre as opções “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”. Após aceitar os termos, a credencial será gerada automaticamente. 

A validação dos dados é feita por meio da integração com o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) — no caso dos idosos — e com os sistemas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do INSS — no caso das PCDs. Também é necessário possuir o selo Prata no aplicativo gov.br. 

Para vincular a credencial a um veículo, basta selecionar a opção correspondente no app. Caso o veículo seja de terceiros, o proprietário precisará aprovar a solicitação diretamente no CDT. 

Fiscalização e validade 

A fiscalização será feita por agentes de trânsito, que poderão verificar se a credencial está corretamente vinculada ao veículo por meio de um aplicativo. Os cidadãos também podem consultar a regularidade de veículos estacionados em vagas especiais através da aba “Educação” do CDT. O não cumprimento das regras pode resultar em multa gravíssima, com a adição de 7 pontos à CNH, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo. 

Vagas especiais

Nas vagas destinadas a idosos ou PCDs em áreas do Estacionamento Regulamentado (Est@R), além da credencial visível no painel ou vinculada ao veículo, é necessário o uso de créditos do Est@R nos horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. Fora desses horários, basta a credencial visível ou vinculada para o uso das vagas.

Veja Também