Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 4 de julho de 2024

Veja o desenho da campanha eleitoral neste momento para a Capital

A eleição de 2024 para a Prefeitura de Curitiba, promete ser uma das mais movimentadas, com a participação de bons candidatos, e provavelmente será decidida no segundo turno. Confira abaixo o nome e o perfil resumido de cada pré-candidato.

EDUARDO PIMENTEL (PSD)

Pré-candidato Eduardo Pimentel (PSD) configura nas pesquisas como o mais promissor para prefeitura de Curitiba, conta com apoio do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, além do governador Ratinho Junior e do prefeito Rafael Greca. Porém, ainda não definiu o seu vice, que deve escolher nos próximos dias.

Segundo o blog Politicamente, o Paulo Martins (PL) foi oficialmente exonerado do cargo de assessor especial do gabinete do governador Ratinho Junior, e poderá ser o vice de Eduardo Pimentel (PSD). Embora muitos especuladores acreditem que o ideal para a vice seria uma candidata mulher, e a mais cotada seria Marilza Dias, que foi secretária municipal do meio ambiente de Curitiba.

NEY LEPREVOST

O deputado Ney Leprevost é o mais forte candidato com possibilidade de segundo turno, de acordo com pesquisas eleitorais. Leprevost iniciou sua carreira como repórter esportivo, foi vereador, deputado, secretário do turismo e da Justiça e Família. Em 2018 disputou a eleição e venceu o então prefeito Gustavo Fruet, o que lhe deu o direito de disputar o segundo turno acirrado com Rafael Greca. Leprevost, precisa definir o seu vice, e também o seu marqueteiro de campanha.

LUCIANO DUCCI (PSB)

Luciano Ducci, médico, e foi vice do prefeito Beto Richa, assumiu como prefeito no período de 2010 e 1012, perdendo a eleição para o deputado Gustavo Fruet (PDT). Ducci ainda não definiu o seu vice, e quem sabe, se unir com o partido adversário poderá ser uma boa opção. Há forte indício de que o deputado Goura (PDT), seja a melhor escola de Ducci.

DEPUTADO GOURA (PDT)

O deputado Goura, herdou a equipe de trabalho de militantes do ex-prefeito derrotado Gustavo Fruet.

Goura é um jovem que iniciou com o vereador, depois deputado estadual, tem sua linha de trabalho voltada para meio ambiente, mobilidade urbana e questões sociais. Nas eleições de 2020, obteve bons resultados e conseguiu ficar em segundo lugar com 13,26% dos votos válidos.

ROBERTO REQUIÃO (MOBILIZA)

Roberto Requião aos 83 anos, tem uma longa trajetória na vida pública, é velho guerreiro, urbanista e político brasileiro, filiado ao Mobilização Nacional, foi prefeito, governador, senador da República. Requião é socialista suas propostas são voltadas para o proletariado e justiça social.  Tem como lema o combate a corrupção e administrar para todos, principalmente aos necessitados.

CRISTINA GRAEML (PMB)

Cristina Graeml, é curitibana, determinada, defende as pautas conservadoras e combate a corrupção, deve ser a grande surpresa desta eleição. 

Cristina é jornalista, repórter por 25 anos, comentarista política, conquistou importantes prêmios como: Esso de Jornalismo e o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, pela série de reportagens Diários Secretos, que denunciou esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvio de mais de 200 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Paraná.

BETO RICHA (PSDB)

Beto Richa foi deputado estadual, vice de Taniguchi, e depois prefeito de Curitiba, governador do Paraná, foi preso com sua esposa Fernanda Richa, acusado de suposta corrupção, na Operação Quadro Negro, o que provavelmente poderá prejudicar sua campanha.

MARIA VITÓRIA (PP)

Maria Vitória, formada em Turismo, é filha da ex-governadora Cida Borghetti e do deputado Ricardo Barros, atualmente ela é deputada estadual, e foi candidata à prefeitura de Curitiba em 2016, ficando em 6ª colocação com 52 mil votos.

LUIZÃO GOULART (SOLIDARIEDADE)

Luizão é professor, foi vereador e prefeito de Pinhais, eleito o melhor prefeito do Brasil, atualmente deputado federal. Agora vai tentar uma disputa pela prefeitura de Curitiba.

ANDREA CALDAS

Andreia, natural de Curitiba, é professora de Políticas Educacionais na UFPR, será candidata pelo Psol.

SAMUEL DE MATOS (PSTU)

Samuel de Matos trabalha nos Correios, é ativista dos movimentos sociais e militante sindical.

PT E PL – Ainda não apresentaram candidatos próprios, embora ambos os partidos têm vários candidatos que postulam a pré-candidatura à prefeitura de Curitiba.

OBS: nada ainda está definido e tudo pode mudar até o início da data oficial das eleições. O perfil de cada pré-candidato foi elaborado conforme informações nas redes sociais e opinião jornalística com imparcialidade, e relacionados aleatoriamente.

Veja Também