Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 24 de maio de 2025

Neste domingo (25/5), o calçadão da Rua Das Flores (Boca Maldita), entre a Praça Osório e o Bondinho, novamente será palco do Domingo no Centro. O evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, reúne diversas secretarias municipais para oferecer atividades de lazer, entretenimento e serviços à população. 

Curiosidade: 

Por que o nome “Boca Maldita”, se o curitibano é tão conservador? 

Você sabia que Av. Luiz Xavier é a menor avenida do mundo?

O que pouca gente sabe é que a Boca Maldita não é Rua XV de Novembro, mas, Av. Luiz Xavier, que inicia na Praça General Osório até a Travessa Oliveira Belo, onde está instalado o antigo Bondinho.

A Rua das Flores, famosa no mundo inteiro, que se tornou símbolo de modernidade, é o calçadão que inicia na Praça Osório e vai até a Rua Presidente Farias, na esquina do prédio da UFPR.

Portanto, a Boca Maldita é o espaço considerado um dos mais democráticos do Brasil, local de manifestações políticas, artísticas, encontro de ativistas para tomar café, trocar ideias com os amigos e jogar uma conversa fora.

O curitibano é naturalmente conservador, e muitas das vezes estranha o termo, e até chama de “Boca Bendita”. O termo “Boca Maldita” tem várias explicações, o mais aceitável é o fato democrático, em que se falam de tudo e de todos, sem censura. 

Outra curiosidade que poucas pessoas sabem, é que a Boca Maldita, é uma tribuna livre, como se fosse um púlpito de livre manifestação, reconhecida por lei, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba. A lei que instituiu a tribuna livre da Boca Maldita em Curitiba é a Lei Municipal nº 6450, de 1983, que permite a livre expressão e discussão sobre diversos temas. 

Av. Luiz Xavier já teve outro nome no passado, era Avenida João Pessoa, ponto de encontro de homens, que se reuniam para tomar café e ler no jornal e comentar as notícias do dia, foi então, que surgiu a confraria da Boca Maldita.

É nesta área central de Curitiba, onde acontecem as manifestações políticas do Paraná, razão pela qual dizem a que se o político não passar Boca Maldita,não aconteceu.

 É também um marco histórico, onde aconteceu a primeiro comício público nacional para as “Diretas Já”, movimento que exigia eleição direta para presidente da República, e mais recente, foi nestes cafés. que borbulharam as denúncias, que culminou na “Operação Lava Jato”, investigações que desvendou o maior esquema de corrupção da história do Brasil.

Mais recentemente, a Boca Maldita foi palco para o então presidente Jair Messias Bolsonaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fizeram seus discursos políticos na campanha presidencial de 2022.

Veja Também