Dados atualizados do Índice Científico Alper Doger (AD) 2025 destacam o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná com 2.771 pesquisadores entre os mais prestigiados do mundo. Desse total, 197 pesquisadores estão em...

A comunidade polonesa que vive em Curitiba teve uma tarde de sábado de festa e interação com moradores da capital. O Consulado da Polônia e a Prefeitura de Curitiba promoveram o Jardim da Alegria Polônia 2025 no Passeio Público. O primeiro parque da cidade ficou lotado durante a tarde deste sábado (8/3) com várias atividades gratuitas.
O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, e a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, fizeram a abertura do evento que reuniu vários representantes da comunidade polonesa de Curitiba.
“A Polônia sempre teve uma participação marcante na história e na identidade de Curitiba. Hoje tivemos um evento com uma rica programação cultural e celebramos a identidade curitibana que também é marcada pela participação polonesa na nossa história”, disse Feijó.
Entre as atrações culturais, o ponto alto foi a apresentação da soprano curitibana Ornella de Lucca, que executou a Ode a Alegria de Beethoven e o Hino da União Europeia.

A banda de jazz Paulinho Branco Quarteto também animou a tarde com um repertório variado. Ao longo da tarde, os telões do Coreto Digital também exibiram filmes poloneses.
Para a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, o evento serviu para reforçar os laços entre Curitiba e a Polônia. “Mostramos para os curitibanos um pouco mais sobre a cultura da Polônia e da Europa”, definiu Marta.
Veja Também
Fundação Cultural de Curitiba tem credenciamento aberto para espetáculos infantis
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está com credenciamento aberto para profissionais e grupos das áreas de dança, teatro, circo, música e atividades técnicas ligadas à produção artística. Os interessados podem se cadastrar individualmente como...
Governador Tarcísio poderá ser testemunha do ex-presidente Bolsonaro em ação no STF
O ministro Alexandre de Moraes (STF), autorizou, na noite desta quarta-feira (30/4), que os ex- o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros parlamentares e aliados sejam testemunhas do ex-presidente Jair Bolsonaro na...