Confira os diversos roteiros: religioso, Erva Mate, Memorial de Curitiba, Museus e Exposições (MuMA), Painéis de Poty, Primeira Infância no Museu e Setor Histórico. A Fundação Cultural de Curitiba abriu inscrições para visitas guiadas aos...

Localizado na Rua Cruz Machado esquina com a Praça Tiradentes, o velho edifício abandonado por décadas, no Centro de Curitiba, será revitalizado, e após a reforma vai ser destinado ao programa de moradia social com aluguel de baixo custo.
Essa será a primeira requalificação do projeto “Curitiba de Volta ao Centro”, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) em 29 de abril. Financiada com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), a proposta visa incentivar a ocupação da área central da cidade, alinhando-se ao conceito da “cidade de quinze minutos”.
O centro da cidade foi abandonado por moradores, que migraram para os bairros em busca de segurança e mais conforto. Nas últimas décadas a região central foi tomada por moradores de ruas, que defecam e urinam pelos cantos, além das marginalidade que roubam e vendem drogas nas esquinas.
O prefeito Eduardo Pimentel busca revitalizar o Centro de Curitiba, combater a criminalidade e encaminhar as pessoas em situação de rua para abrigos com assistência social, e cuidados médicos e psicológico para dependentes químicos.
Atualmente, o imóvel pertence à Prefeitura de Curitiba. Para viabilizar o início do projeto, o edifício será transferido para a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), responsável pela análise da planta e pelas adequações necessárias à nova finalidade.
Foto reconstituida: Átila Alberti | Tribuna do Paraná
Veja Também
China promete investir no Brasil US$ 27 bilhões em área estrutural que lhe interessa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a China poderá investir mais R$ 27 bilhões no Brasil. O Governo Lula foi estratégico e aproveitou o momento de conflito comercial entre China e EUA,...
Polícia Civil fecha empresa estelionatária de negociação de dívida
Depois de três anos trapaceando o povo e 200 boletins de ocorrências, a polícia e o Procon resolveram agir contra o estelionatário. A PCPR junto com o Procon de São José dos Pinhais, cumpre mandado...