Publicado por: Carlos Borges Bahia
Publicado em 8 de maio de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) exonerou nessa quarta-feira (7) o publicitário Jose Luiz Velloso, o Zé Luiz, que teve o seu nome indicado pelo grupo do (PL). Zé Luiz é considerado como uma nova liderança na área do turismo. No entano, Zé Luiz tem um pendência na justiça por improbidade administrativa, numa condenação de 2019, pela Justiça de Antonina.

O servidor público antes da nomeação, assina termo de próprio punho, a qual declara que não há qualquer pendência judicial. Zé Luiz quando foi nomeado para o cargo na Secretária de Turismo em Curitiba, declarou não haver pendência judicial.

A condenação judicial que resultou na exoneração foi proferida em 29 de novembro de 2019 pela juíza Louise Nascimento e Silva, da Vara da Fazenda Pública de Antonina. De acordo com a ação civil movida pelo Ministério Público, Velloso, na época secretário de Saúde do município litorâneo, realizou contratações irregulares de agentes comunitários de saúde, efetuou pagamentos informais com recursos de origem não esclarecida e recebeu R$ 29,3 mil de um empresário do transporte coletivo local, que mantinha contrato com a prefeitura.

Durante o processo, o ex-secretário admitiu que pediu o valor ao empresário para cobrir despesas do programa “Mais Médicos” e salários atrasados da pasta. A defesa argumentou que não houve dolo e que o dinheiro foi usado em prol da população, alegando situação de calamidade financeira.

A lei da Ficha Limpa, impede que pessoas condenadas na justiça, exerção funções públicas.

Eduardo Pimentel, antes das eleições havia se comprometido com o ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo), a não nomear pessoas investigadas ou condenadas por corrupção.

Veja Também