O convite da Rússia para participar do chamado Dia da Vitória, celebrado todos os anos em diversas partes do país, também foi acolhido por outras lideranças de países do chamado Sul Global, como os chefes de...

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, e o diretor Administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Heraldo Neves, foram eleitos para integrar a nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu na Assembleia Geral da ABDE, em Brasília, nesta quarta-feira (7).
A ABDE reúne 34 instituições financeiras entre bancos públicos de desenvolvimento, bancos e agências de fomento estaduais, cooperativas de crédito, Finep e Sebrae, que juntas representam mais de 45% do crédito no Brasil, em um mercado de mais de R$ 6 trilhões.
Para a presidência da ABDE foi eleita Maria Fernanda Coelho, atual diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e ex-presidente da Caixa Econômica Federal (2006-2011).
A posse da nova presidente e dos dois vice-presidentes e nove diretores eleitos se dará nos próximos dias. O primeiro vice-presidente será o diretor de Governo do Banco do Brasil, Euler Mathias, e Heraldo Neves segue como o segundo vice-presidente.
Os novos diretores eleitos foram: Alexandre Barbosa, do Sicredi; Claudio Stabile, da Fomento Paraná; Cledir Magri, da Cresol; Jean Benevides, da Caixa; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Marcelo Saintive, do Bandes; Márcia Maia, da AGN; Marcos Vinícius de Castro, da Afeam; e Roberto Batista, do Banco da Amazônia.
Maria Fernanda Coelho agradeceu o apoio ao novo desafio. “É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, disse.
“Tenho certeza de que a ABDE seguirá como protagonista para ampliar o desenvolvimento do Brasil durante a gestão da Maria Fernanda Coelho, que já foi presidente de um dos maiores bancos do país”, declarou o atual presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, que apoiou a candidatura da nova presidente.
“A Fomento Paraná tem sido uma referência entre as instituições financeiras de desenvolvimento nacionais em vários aspectos. Nossa participação na diretoria ABDE é uma forma de contribuir com a construção de soluções para destravar e ampliar as condições de acesso ao crédito no país”, disse Claudio Stabile.
Para Heraldo Neves, este foi um dia muito importante para o Sistema Paranaense de Fomento, em especial para o BRDE e para a Fomento Paraná. “Conseguimos manter para o próximo biênio as duas posições de diretoria na Associação Brasileira de Desenvolvimento, mantendo a Fomento Paraná, a sua posição de diretoria, e o BRDE manteve sua condição de segundo e vice-presidente, para fazer um diálogo importante, manter nossas pautas e agendas no Congresso Nacional. E fazer com que o Sistema Nacional de Fomento evolua consideravelmente”, afirmou.
Segundo ele, hoje a Fomento Paraná e o BRDE, somados no Paraná, representam quase R$ 9 bilhões circulando na economia e mais de 50 mil clientes. “Por isso, também essa importância de participarmos e levarmos nossas reivindicações ao plano nacional”, afirmou.
Veja Também
Volvo lança em Curitiba a 1ª linha de articulados e biarticulados elétricos do mundo
A fábrica da Volvo, em Curitiba, celebrou nesta quinta-feira (8) a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da montadora, que é a única atualmente com capacidade para fabricar em escala o modelo, que...
Novo líder da Igreja Católica é o cardeal Robert Prevost dos EUA
Cardeais elegem Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica, que assume como papa Leão XIV. O cardeal Robert Francis Prevost, foi eleito nesta quinta-feira (08), com 2/3 dos votos necessários dos 131 cardeais votantes....