O Papa deixou no testamento algumas indicações de sua preferência para continuar suas diretrizes, para isso vai contar com 108 cardeais que foram nomeados por ele. Um total de 135 cardeais, com idade média de...

O Papa deixou no testamento algumas indicações de sua preferência para continuar suas diretrizes, para isso vai contar com 108 cardeais que foram nomeados por ele.
Um total de 135 cardeais, com idade média de 70 anos, se reunirão nos próximos dias para eleger o próximo pontífice. Do total de cardeais convocados para o conclave, 108 foram nomeados pelo papa Francisco: 40 na Europa, 20 na Ásia, 19 na América Central e do Sul, 15 na África, 10 na América do Norte e 4 na Oceania.
O papa Francisco durante os seu papado enfrentou situações polêmica da igreja, como: casamento gay, condenação de padres pedófilos, indenização a vítimas de abusos sexuais, apoios a grupos de políticos corruptos, desvio de recursos financeiro do banco do Vaticano, entre outros problemas da Igreja Católica.
Francisco indicou 80% dos cardeiais que deverão participar do Conclave, os quais poderão votar a favor de um sucessor para maner a continuidade sua linha de conduta, a continuidade de sua ideologia socialista, com dialogo e flexibilidade diante dos problemas. O Papa, antes de morrer, deixou um testamento no qual mostra prefêrencia para um sucessor não coservador, mas, um sucessor para continuar suas ideologias sociais e políticas, as quais lhe renderam muitas criticas dentro e fora da igreja.
Confira os possíveis sucessores de Francisco, segundo especialistas em Vaticano: Dos seis possíveis sucessores, três deles são italianos. Mas, todavia, poderá haver surpresa, e quem sabem os cardeais nomeados pelo papa tenha algum nome secreto?
- Cardeal Pietro Parolin – Itália.
- Cardeal Matteo Zuppi – Itália.
- Cardeal Pierbattista Pizzaballa – Itália.
- Cardeal Jean-Marc Aveline – França.
- Cardeal Péter Erdo – Hungria.
- Cardeal José Tolentino de Mendonça – Portugal.
Já Bento XVI nomeou 22 cardeais e João Paulo II cinco. A palavra conclave vem do latim ‘cum clavis’ que significa “sob chave” e é a reunião dos cardeais de todo o mundo para eleger um novo papa. Em 1970, Paulo VI fixou em 80 anos a idade limite para poder votar.
O conclave ocorre em um prazo de entre 15 e 20 dias após a renúncia ou a morte do pontífice, mas pode ser antecipado se todos os cardeais já estiverem em Roma. O papa Francisco morreu na segunda-feira (21/4), aos 88 anos, e foi sepultado no sábado (26/4).
(crédito: OSSERVATORE ROMANO / AFP)
Veja Também
Curso sobre Transtorno do Espectro Autista vai qualificar profissionais da área da saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação à Pessoa com Transtorno do...
Domingo no Centro é nova atração do curitibano no Calçadão da Boca Maldita
A da Rua XV de Novembro e Av. Luiz Xavier no trecho que compreende da Praça General Osório até a Rua Presidente Farias (UFPR), também conhecida como Rua das Flores, foi o primeiro calçadão do...